Regional Catalão realiza Fórum de Estágio
Evento promoveu debate sobre o funcionamento do processo de estágio tanto na universidade quanto em empresas
Texto e fotos: CGE/RC/UFG
Com a I Mostra de Estágios Curriculares, promovida pela Coordenação Geral de Estágios (CGE) durante o 4º Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da Regional Catalão (Conpeex - RC/UFG), a comissão organizadora do referido evento verificou a necessidade de estimular os estagiários a manifestarem suas experiências de estágio, fugindo apenas do relatório formal entregue ao final do período de estágio.
Nesta perspectiva de acompanhar de forma mais próxima a realização do estágio e também mostrar a importância da atividade na trajetória do universitário, a CGE realizou, na última sexta-feira (22/03), o 1º Fórum de Estágio da Regional Catalão, evento que apresentou uma programação que buscou ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica acerca do funcionamento do processo de estágio tanto na universidade quanto em empresas.
Foi um evento inovador na instituição, que trouxe ao público presente vários tópicos pertinentes a respeito da temática, dentre eles os aspectos legais que fundamentam a prática de estágios em universidades, empresas, autarquias e ONGs, além da prestação de informações aos estudantes que ainda farão estágios. Alguns dos temas abordados foram: “O papel do agente de integração na interface Universidade x Empresas x Entidades”, a “Segurança no local de estágio”, como se preparar para “Processos seletivos e quais as competências exigidas no mercado hoje”, “Acolhimento ao/a estagiário/a e a construção do Plano de Atividades”, “A importância do Comitê de Ética dentro da perspectiva da integridade acadêmica e as interfaces da integridade no processo de estágio”, “Redação científica na construção do relato de experiência do relatório final de Estágio”, “Relato de vivência do estagiário”, “Relato de vivência de um Gestor que iniciou sua carreira como estagiário” e muitas oportunidades de estágio via balcão de estágios organizado por parceiros do evento.
Com a realização deste tipo de atividade a CGE busca impulsionar os estagiários à produção científica dentro das atividades desenvolvidas nos estágios, transformando o relatório final em um formato que possa ser publicizado em eventos científicos e assim divulgar o estágio e as experiências por ele vivenciadas.
Dessa forma, o I Fórum de Estágio foi um evento com grande interatividade entre a Comissão Organizadora e a plateia, que compareceu em ótimo número no auditório. Participaram do evento, estudantes de graduação, nível técnico e ensino médio, Coordenadores de Estágio e docentes. “Nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram desse primeiro fórum de estágio, sobretudo aos estudantes, parceiros/apoiadores, a Comissão Organizadora, na pessoa da TAE Denísia Netto que soube, magistralmente, promover uma teia de relações composta por servidores, terceirizados e estagiários”, agradeceu a Coordenadora Geral de Estágios da Regional, professora Ivânia Vera.
Fonte: CGE/RC/UFG
Categorie: notícias
