Nova gestão da Emac toma posse
Professor Eduardo Meirinhos é novo diretor da unidade
Texto: Gustavo Motta
Fotos: Carlos Siqueira
O professor Eduardo Meirinhos foi empossado como diretor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) na manhã da última quarta-feira (23). Juntamente, o professor Alexandre Silva Nunes foi nomeado vice-diretor da Unidade Acadêmica. A solenidade, realizada na Sala de Reuniões da Reitoria, contou com a presença da ex-diretora Ana Guiomar Rego Souza, e do Reitor Edward Madureira Brasil, que integraram a mesa de cerimônia.
A ocasião foi de descontração entre professores, técnicos-administrativos e estudantes que compõem a Emac. Servidos por um café da manhã, os membros da comunidade acadêmica se reuniram para prestigiar a posse. O termo de posse da gestão, que tem duração prevista de quatro anos, foi lido pela Diretora de Administração de Pessoas, Fabiana Moreira Machado. Na sequência, os participantes da mesa realizaram agradecimentos e destacaram experiências, memórias e afetos.
Histórico
Eduardo Meirinhos fez um retrospecto de sua carreira acadêmica, ao afirmar que se descobriu professor quando ingressou na UFG, em 1994. “Mesmo sabendo das responsabilidades que teria na docência, eu me enxergava apenas como músico violonista - foi o ingresso na Universidade que me fez descobrir o meu lado professor”, lembrou. Anos depois, quando chegou à direção da Emac pela primeira vez, em 2007, Meirinhos conta que se descobriu novamente - como gestor. “Pelos aprendizados dessa trajetória, tenho muita esperança e convicção de poder contribuir com o desenvolvimento da nossa Escola”.
O diretor avalia que a chegada à direção foi possível graças ao contato e convivência com as pessoas no dia-a-dia da Unidade. “Fui vice-diretor durante a gestão da professora Glacy Antunes de Oliveira (1999-2007), que foi uma figura muito importante para a nossa história, e que me incentivou a assumir maiores responsabilidades acadêmicas - isso me levou a assumir a direção, cargo que ocupei até 2011”. O docente lembrou que esteve à frente da Emac durante um dos períodos mais promissores na histórias das universidades públicas, quando houve uma intensa expansão na estrutura e na comunidade universitária.
“Fazer parte da administração é colaborar para que as coisas aconteçam”, destacou. Contudo, ao contrário do cenário naquele período, quando as condições para o crescimento da academia eram favoráveis, Eduardo acredita que a atualidade política representa um dos momentos de maiores desafios. “Existe um movimento de enfraquecimento e desmonte da educação superior pública”, denunciou. No entanto, Eduardo afirmou que acredita na força do trabalho e da resistência frente às adversidades. “O povo brasileiro é maior que o governo, seja ele qual for”, ressaltou.

Eduardo Meirinhos: "Fazer parte da administração é colaborar para que as coisas aconteçam"
Desafio
Posicionamento semelhante foi defendido pelo Reitor Edward Madureira Brasil, que lembrou o salto quantitativo registrado pela UFG no período entre 2005 e 2013. “Era uma época na qual a Universidade era reconhecida como órgão de Estado, capaz de criar e ajudar na aplicação de projetos cidadãos para o desenvolvimento das nossas pessoas”. Edward lembrou que os seus dois primeiros mandatos à frente da UFG (2006-2009; 2010-2013) corresponderam a esse período, e destacou a importância de trabalhar pelo futuro, visando resultados positivos, mesmo diante das dificuldades.
“Tivemos um 2018 positivo, com dez novos cursos de pós-graduação, sem contar que não há obras paradas nos espaços da UFG - é uma imensa vitória”. Nesse sentido, o Reitor agradeceu o esforço dos gestores e servidores da Universidade, e pediu empenho da nova gestão na Emac para preservar o reconhecimento que a Escola possui na sociedade. “Com certeza, a Emac é uma das melhores escolas de música do país, e temos muita satisfação em ter nos originado dessa instituição”, afirmou, se referindo ao antigo Conservatório de Música, uma das cinco escolas superiores que formaram a UFG, em 1960.

Da esquerda à direita: Ana Guiomar Rego Souza; Edward Madureira Brasil; Eduardo Meirinhos; a Vice-Reitora Sandramara Matias Chaves; e Alexandre Silva Nunes
Fonte: Secom/UFG
Categorie: Notícias
