UFG, UEG, IFG e IFGoiano entregam carta a candidatos a governador
Documento encaminhado para todos os postulantes ao governo do Estado fala da necessidade de manutenção e aumento dos investimentos em educação, ciência e tecnologia
Os reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) entregaram nesta terça-feira (11/9) uma carta aberta aos candidatos ao governo do Estado de Goiás. O documento manifesta aos candidatos a necessidade de manutenção e aumento dos investimentos públicos e sistemáticos em educação, ciência e tecnologia para a continuidade do desenvolvimento econômico e social.
Acesse aqui a Carta Aberta aos Candidatos ao Governo do Estado de Goiás.
As quatro instituições integram o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (Ipes), criado em 2012 para conjugar esforços para a racionalização de seus recursos, compartilhamento de infraestrutura e equipamentos e alinhar suas ações de forma a potencializar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico de Goiás.
A carta aos candidatos faz uma defesa pública da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg). Os reitores reivindicam o fortalecimento do órgão, por meio do cumprimento integral do artigo 158 da Constituição Estadual, garantindo os repasses na forma de duodécimo, alterando-se a restrição contida na Emenda Constitucional nº 50/2014 e, além disso, a ampliação gradativa, até o ano de 2022, os recursos, até que alcancem o equivalente a 1% da receita líquida de impostos e transferências.

Assinam a carta Edward Madureira (UFG), Haroldo Reimer (UEG), Jerônimo Rodrigues (IFG) e Vicente Pereira (IFGoiano)
Source: Secom/UFG
Catégories: Institucional
