Assentados são beneficiados por projeto internacional
Pesquisadores da UFG, USP e University of Strathclyde integram equipe que trabalha no Assentamento Canudos
Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade de São Paulo (USP) e da University of Strathclyde, na Escócia, se reuniram na manhã desta segunda-feira (10/9) com o reitor Edward Madureira Brasil e a vice-reitora Sandramara Matias Chaves. Eles fazem parte do projeto Supporting vulnerable small local farmers in Brazil distribute their products and improve their standard of living, que tem o objetivo de auxiliar famílias do Assentamento Canudos na produção e distribuição de alimentos por meio de programas governamentais, em especial o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O projeto também visa compreender as necessidades e exigências dos pequenos agricultores locais no Brasil em termos de distribuição de seus produtos através desses programas, contribuindo para o desenvolvendo de um modelo simplificado de custeio e apoio à decisão. Como representantes do projeto, participaram da reunião os professores da UFG Júlio Cesar Valandro Soares, Hélio Fuchigami, Maico Roris Severino e Meire Ramalho de Oliveira, além dos pesquisadores Paulo Nocera, Isotília Costa Melo (USP), Andrea Tuni e Athanasios Rentizelas (University of Strathclyde).
Júlio Cesar, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Câmpus Aparecida da UFG, explicou que o grupo participará de uma série de atividades, incluindo uma palestra com o professor Athanasios na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, na terça-feira (11/9). Ele falará sobre a experiência da instituição escocesa na interação entre universidades e empresas. Também haverá reuniões com as secretarias estadual e municipal de Educação para a apresentação do projeto.
Edward Madureira falou sobre o papel da UFG no cenário nacional e destacou a importância de parcerias como essa, sobretudo quando envolvem a sociedade. "A região Centro-Oeste terá um papel decisivo no desenvolvimento do país e do mundo e essas parcerias são fundamentais para alcançar esse objetivo", afirmou.
Pesquisadores da UFG, USP e University of Strathclyde reunidos no gabinete do reitor Edward Madureira
Source: Secom/UFG
Catégories: Institucional
