Evento convida adultos e crianças para serem cientistas
III Sábado com Ciência reuniu público na Escola de Engenharia Civil e Ambiental
Texto e fotos: Caroline Pires
Com o objetivo de popularizar o acesso e demonstrar que a ciência pode ser acessível a pessoas de todas as idades, a Universidade Federal de Goiás promoveu no último sábado, 18/8, a terceira edição do Sábado com Ciência. As atividades aproximaram adultos e crianças da ciência, instigando a curiosidade e o espírito científico. O evento foi realizado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental e contou, além da UFG, com a organização de diversas instituições de prezam pela popularização da ciência.
O espaço ficou repleto de pais com a intenção de despertar nos filhos o prazer pela ciência. Os participantes puderam entender na prática conceitos como gravidade, elementos da robótica e rotação planetária. As crianças se divertiram com a fabricação de pipas e assistiram um foguete de garrafa pet ganhar as alturas. Rafael Marques, de 9 anos estava com a mãe e o irmão mais novo. “Eu acho que vou usar isso o resto da minha vida. Tem um monte de coisas que eu não sabia”, espantou-se o garoto. Esta foi a primeira edição em que Adriana Pinho trouxe seu filho, de 12 anos, ao evento. “Acho super importante iniciativas como esta. Meu filho adora matemática e estuda programação e robótica. Deveriam ter mais e mais atividades inclusivas como essas para mostrar a ciência na prática”, comentou.

Visitantes acompanham explicação sobre impressora 3D
Química e Eletrônica
Entre as atividades o III Sábado com Ciência, os visitantes puderam conhecer de perto as possibilidades que a química e a eletrônica podem oferecer. A ONG Castor Clube, criada por estudantes e entusiastas das áreas, apresentaram experimentos que encantaram o público, como a junção de produtos químicos que produzia uma espuma gigante diante de todos. Na ocasião, eles apresentaram ainda um teclado com botões próprios para que deficientes visuais possam digitar e uma impressora 3D que dava forma a um robô em miniatura. “Nosso intuito é mostrar como é fácil pensar a ciência e como esses conceitos podem ser passados de maneira simples”, completa Lucas Simões, aluno de Ciência da Computação da UFG e participante do Castor Clube.
Contra o corte de gastos
Norton Gomes, professor do Instituto de Física/UFG e organização do evento, lembra que a ciência e tecnologia no Brasil tem passado por um período de intensos cortes de recursos e que eventos como o Sábado com Ciência são importantes para reforçar a importância do desenvolvimento nestas áreas. “É preciso que a sociedade se aproxime da ciência e apoie ações para que os recursos sejam reestabelecidos para garantir a continuidade das pesquisas, que acabam por ter impacto direto na vida de cada pessoa”, reforçou.

ONG Castor Clube leva conhecimentos de eletrônica e química para estimular curiosidade com a área
Quelle: Secom/UFG
Kategorien: Última Hora
