Seminário_Indígena_2

Seminário aborda pedagogia e música em escolas indígenas

On 06/22/18 18:06 .

Evento vai até o próximo sábado (23) e a programação é composta por oficinas, conferências e lançamento de livros

Texto: Flávia Silva

Fotos: Carlos Siqueira

Teve início na tarde desta sexta-feira, dia 22, o primeiro seminário “Outras práticas de conhecimento”, que tem como tema “Pedagogias musicais indígenas e decolonialidade”. O evento pretende colocar em diálogo as experiências pedagógicas musicais das escolas indígenas dos povos Krahô e Apinajé, do Estado de Tocantins, e possibilitar o encontro de pesquisadores para refletir sobre as possibilidades da música no processo de ensino-aprendizagem.

Seminário_Indígena_3

Na abertura do seminário, a etnomusicóloga e musicista Magda Pucci ministrou a oficina de educação musical “Cantos da floresta - A música no universo indígena brasileiro”. Durante sua fala, a musicista instigou os presentes a repensar as práticas de ensino de música, num contexto em que o referencial indígena é ignorado, dando preferência aos modelos europeus. Magda Pucci compartilhou suas vivências, ressaltando a importância da música na realidade indígena e as sensações que esses sons provocam. Os presentes na oficina foram convidados a participar de algumas dinâmicas, entoando canções de diferentes grupos indígenas, como cantigas de ninar e para celebrações, explorando sua musicalidade com batidas de palmas e de pés, fonemas, ritmo, movimento e dança.

Seminário_Indígena_1

O evento segue até sábado, dia 23, e conta ainda com a participação da pesquisadora e musicista Verônica Aldé (PPGAS/UFG) e dos pesquisadores indígenas Júlio Kamer Apinajé, Gregório Huhte Krahô e Ovídio Kunry Krahô, que realizam uma Roda de Música e Conversa. Na programação também estão o lançamento dos livros “Cantos na Floresta” e “Subsídios às práticas pedagógicas musicais e decoloniais” e a conferência “Cultura viva e os movimentos indígenas do sertão nordestino”, com o Cacique Paulo Kalankó.

Categories: Última Hora