Livro conta história do curso de Jornalismo da UFG
Entre os destaques está um artigo que conta a história da segunda turma do curso
A Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás lançou a ‘Coletânea 5’ da série “Estudos Contemporâneos em Jornalismo”, que tem como organizadores os professores Juarez Ferraz de Maia, Luana Silva Borges e Salvio Juliano Peixoto Farias. Na edição, deu sequência ao resgate da história do Curso de Jornalismo da UFG e à discussão de temas relacionados à Comunicação e ao ensino na área, e comemorou a conquista da qualificação da Capes na categoria “Livros”.
Um dos artigos, que ocupou 30 páginas (p. 13 à p. 43), é do jornalista Jales Naves, intitulado “A segunda turma do Curso de Jornalismo da UFG, suas lutas e as principais realizações – o CEC e o Encontrão”. Essa segunda turma (1969-1972), ao completar 45 anos de formatura, em 2017, inovou e ousou nas comemorações: voltou àquele espaço físico; homenageou os profissionais que lutaram pela criação do Curso e os primeiros professores e alunos; promoveu um oportuno debate sobre questões da atualidade; e lançou a segunda edição de um livro de 1949, “Contribuição à História da Imprensa Goiana”, de José Lobo.
Em seu artigo, Jales destacou duas grandes iniciativas daquela segunda turma, que teve a honra de integrar: a criação em 1972 do Centro de Estudos de Comunicação, no âmbito da UFG, que promoveu intensos debates naqueles tempos sombrios, e a realização, no final desse ano, do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação, o primeiro do movimento estudantil no período ditatorial. Como presidente do CEC, ele presidiu a abertura dessa reunião histórica, que foi referencial na luta pela melhoria dos Cursos de Comunicação do Brasil.
Mais informações sobre o artigo e fotos: http://editoranaves.com.br/a-

资源: Secom UFG
类别: Última Hora
