Nova_capa_expo

Centro Cultural abre temporada da exposição de Tipos Latinos

En 18/05/18 17:45 .

A Bienal Tipos Latinos-Americanos é um espaço tipográfico internacional, promovido com a integração de 14 países latino-americanos

Texto: Selina Jania

Fotos: Adriano Justiniano

Na noite da última quarta-feira, Goiânia foi palco da exposição inaugural da 8° Bienal de Tipografia Latino-Americana. Composta por 73 trabalhos selecionados para esta edição, a exposição Tipo Latinos tem as letras e caracteres como as grandes estrelas dos quadros expostos nas paredes do Centro Cultural da UFG. Com direito a visita guiada, os participantes conheceram o que há de melhor da tipografia latina produzida nos últimos dois anos e puderam aprender um pouco sobre os seus estilos e técnicas utilizadas. Os quadros chamam a atenção por sua qualidade artística e mostram que a forma que uma letra se apresenta, o contexto inserido, a finalidade de seu uso tem muito a dizer.

O convidado especial da noite, o argentino Franco Valente, Licenciado em Desenho da Comunicação Visual, apresentou o seu trabalho e ressaltou a importância de entender a tipografia como um elemento fundamental na construção identitária do espaço ao qual está inserida. A tipografia está em todo lugar. A fonte pela qual esse texto foi construído, as placas de um restaurante, cartazes de eventos e tudo aquilo que quer transmitir uma mensagem visual-verbal utiliza-se do fruto de um trabalho tipográfico.

Expo_tipos_4

Franco Valente conversou com o público durante o evento

Uma das propostas do evento, segundo o coordenador executivo do Comitê Tipos Latinos Brasil, Tadeu Costa, é valorizar o trabalho tipográfico e mostrar aos visitantes as possibilidades e vantagens de adquirir licenças para o uso de tipografias inéditas, saindo do recorrente uso da tipografia pirateada. Essa transformação na forma de entender e usar a tipografia pode gerar vantagens para o seu mercado e campo acadêmico. O trabalho do designer passa a ser mais valorizado, incentivando-o a pesquisar, criar e produzir mais, e as instituições de ensino que, também, são incentivadas a aprimorar cada vez mais as técnicas de tipografia.

Além dos belos quadros expostos, a exposição traz detalhes a mais, que transformam a experiência de quem visita. Um exemplo é um espaço da galeria destinado ao visitante, onde ele deixa de ser apenas um expectador e admirador de obras e tem a oportunidade de criar palavras e anagramas utilizando os carimbos de tipos, dispostos em uma mesa com uma folha gigante em branco. O certificado, para quem visita a exposição, também é produzido de forma singular, sendo impresso ao longo do evento através de um prensa manual histórica de impressão gráfica, o prelo. Mas apenas aqueles que participaram da inalguração tiveram o prestígio de terem os seus certificados caligrafados com os traços leves e harmoniosos de Simone Hayashida, calígrafa reconhecida nacionalmente por possuir uma técnica própria e exclusiva que inspira em seus trabalhos o amor pela arte da escrita.

Expo_tipos_1

Público pode interagir com a exposição

A exposição de Tipos Latinos é esse espaço rico em conhecimento e curiosidades sobre a tipografia, exaltando a sua importância no contexto social, como conta a estudante do curso de design gráfico, Leilane Raiol, sobre a exposição: “Foi um evento maravilhoso. Tive a oportunidade de conversar com profissionais e professores da área, tirar dúvidas e conhecer um pouco do trabalho e estilo de cada um dos trabalhos apresentados”.

A Bienal

A Bienal Tipos Latinos-Americanos é um espaço tipográfico internacional promovida com a integração de 14 países latino-americanos, sendo eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Expo_tipos_2

Exposição tem entrada gratuita

Realizada desde 2004, este ano a Bienal de Tipografia Latino-Americana completa a sua 8ª edição sediada simultaneamente em diversas cidades dos países parceiros e em algumas fora da América Latina. Neste ano, Goiânia, foi a primeira cidade da América Latina a receber a exposição, que também faz parte do Dia Tipo Goiânia. Além desta exposição principal, o Comitê Tipos Latinos promove atividades que complementam e enriquecem o evento, como palestras, oficinas, debates, visitas guiadas e lançamentos de publicações.

A exposição de Tipos Latinos tem entrada gratuita e vai até o dia 14 de junho. O horário de visita é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Categorías: Última hora