Capa Ricupero

Rubens Ricupero realiza palestra na UFG

On 04/05/18 09:38 .

Evento com Ricupero sobre o futuro da política externa brasileira reuni estudantes

Nessa quarta-feira, 2 de maio, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás sediou a palestra “A política externa brasileira: perspectiva para o futuro” com o diplomata, jurista e historiador Rubens Ricupero. A palestra tratou da política brasileira, das relações exteriores e como será o futuro do país nesses campos, de acordo com o embaixador. Compareceram estudantes de várias unidades, em especial do curso de Relações Internacionais. Os eventos são uma parceria do Núcleo de Estudos Globais, a Faculdade de Ciências Sociais, a Faculdade de História, o Programa de Pós-Graduação em História, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e o Centro Acadêmico do Curso de Relações Internacionais Vinicius de Moraes. 

Rubens Ricupero na UFG

Entre os tópicos abordados no evento, Ricupero discorreu sobre suas experiências enquanto embaixador, a nova postura política iniciada pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos, o futuro dos partidos políticos brasileiros, agora em período de crise. Para ele, o Brasil deve buscar no futuro basear-se nos ideais defendidos por instituições como a ONU, que possui projetos multilaterais, como apoiar os direitos humanos, a igualdade de gênero e social.

Rubens Ricupero 2

Lançamento do livro - No dia 3 de maio, Rubens Ricupero também lançou seu novo livro na UFG sobre as relações externas em conjunto com a política brasileira, “A diplomacia na construção do Brasil, 1750-2016”. Segundo Ricupero, o livro parte “do que mais seguro existe” em matéria de guias em história política e econômica do Brasil, e traça perspectivas comparativas com países latino-americanos e com os Estados Unidos, em cifras e estatísticas, sem abusar de notas, bibliografias ou aparato de erudição universitária. “A ambição da obra é dialogar com os estudantes e também com aqueles que se interessam pela história do Brasil e sentem curiosidade pela forma como o país se relacionou com o mundo exterior e foi por ele influenciado”, explica.

 

Quelle: Secom UFG

Kategorien: Última Hora