UFG recebe professores mexicanos
Arturo Ruiz e Antonio Carrillo são professores da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca e da Universidade Nacional Autónoma do México
Texto: Caroline Pires
Fotos: Adriano Justiniano
A UFG neste mês a visita do professor Arturo Ruiz López, da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO). A visita faz parte de uma série de ações de intercâmbio que a UFG mantem com instituições de ensino mexicanas desde 2004. A visita do professor tem por objetivo conhecer experiências na área de educação intercultural, sobretudo as atividades do Museu Antropológico e o trabalho e formação de professores indígenas realizado no Núcleo Takinahaky. Durante a passagem do professor pela UFG também estão sendo encaminhadas questões relativas ao 4º Congresso de Formadores em Educação Intercultural.
Parcerias
Desde agosto de 2016, Antonio Carrillo Avelar, da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) está na UFG como professor visitante exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH). Nos últimos anos, o grupo se ampliou e as relações acadêmicas se consolidaram através da criação da Rede de Formadores em Educação Intercultural na América Latina (RedFeial) e do Congresso de Formadores em Educação Intercultural na América Latina, que ocorre de 2 em 2 anos e vai para a sua 4a. Edição.
Os dois primeiros congressos ocorreram parte na UNAM (Cidade do México) e parte em instituições em Oaxaca. O 3o. Congresso ocorreu aqui na UFG, de 26 a 28 de julho de 2017, e foi promovido conjuntamente pelo Museu Antropológico, pelo Núcleo de Direitos Humanos e pelo Núcleo Takinahaky de Formação de Professores Indígenas. O 4o. Congresso está programado para julho de 2019 e será realizado na UNAM (Cidade do México).

Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Última hora
