Reunião Cidade Ocidental 27fev18 novo

Reitor da UFG programa visita à Cidade Ocidental

En 28/02/18 17:16 .

Viagem foi acordada com o prefeito do município do Entorno do Distrito Federal

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Amanda de Oliveira

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, está programando idas à Brasília e ao município de Cidade Ocidental para planejar as próximas etapas do processo de criação da Regional da UFG no Entorno do Distrito Federal. O compromisso foi firmado pelo gestor da Universidade durante uma reunião, na terça-feira (27/2), em Goiânia, com a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, o secretário Municipal de Educação, Anderson Luciano, o presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadores Douglas Martins e Kedma Karen, mais um grupo de vereadores e servidores municipais.

A expansão da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o interior do Estado com a criação de regionais no Entorno do Distrito Federal (Cidade Ocidental), no Norte (Porangatu) e no Nordeste (Campos Belos) goiano está nos planos do reitor e da vice-reitora. A diferença em relação às gestões anteriores é que, desta vez, vai ser preciso esperar algumas definições no cenário político nacional para seguir com o projeto de maneira mais assertiva. Madureira explica que isso ocorre porque nos últimos três anos, além da crise política e econômica no Brasil, houve mudança das políticas públicas federais, o que resultou na retirada de investimentos em diversas áreas, sobretudo da educação superior e da pesquisa científica.

“Não vou pintar as coisas de dourado, mas, para mim, não existe bola perdida. Nós vamos até o fim com empenho e determinação. Todos nós estamos mobilizados porque entendemos a transformação que ocorre quando a UFG instala uma regional no interior. Basta ver o que aconteceu com Jataí e Catalão”, pontua.

Reunião Cidade Ocidental 27fev18 novo

Edward Madureira: cenário político interfere no andamento dos projetos da UFG

Para o prefeito de Cidade Ocidental, essa mobilização em torno do tema é significativa porque ajuda a estruturar os próximos passos para a concretização da Regional. “É importante mantermos a empolgação diante de um projeto que fará muito bem para a nossa região. Eu e os vereadores estamos prontos”, anima-se.

O reitor da UFG ressalta que, no que diz respeito à interiorização da UFG, a prioridade é viabilizar a criação do Campus de Cidade Ocidental, município com 56 mil habitantes, situado a 46 km de Brasília e a 197 km de Goiânia. O projeto, vem sendo discutido há mais de sete anos e desde 2015 conta com um terreno de 500 mil metros quadrados para a construção da nova unidade acadêmica. “Somos parceiros. A UFG quer ir para o Entorno. Temos que nos atentar para achar o momento político correto”, reforça Madureira.

Fuente: Ascom UFG

Categorías: Última hora