Gestão realiza Reitoria Itinerante no Hospital das Clínicas
Projeto visa levar Reitoria da UFG ao HC para dar agilidade a assuntos do hospital e de Unidades Acadêmicas da UFG localizadas no Câmpus Colemar Natal e Silva
Texto: Thalízia Souza
Fotos: Carlos Siqueira
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, esteve na manhã dessa terça-feira, 27/2, no Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para cumprir sua agenda de pautas do projeto Reitoria Itinerante. Desde que iniciou sua gestão, em janeiro de 2018, Edward Brasil e sua equipe se reúne, sempre às terças-feiras, no HC-UFG para despachar e dar providências a questões de interesse dos servidores (professores e técnico-administrativos), estudantes e usuários do HC. “Esta é uma iniciativa que trazemos de gestões anteriores. Nos meus dois primeiros mandatos, já tínhamos essa prática, que é muito importante para aproximar a Universidade do HC. A presença do reitor, da vice-reitora e de pró-reitores aqui ajuda a esclarecer, a resolver problemas e a encaminhar questões importantes para o HC e para a Universidade. Uma das questões que serão acompanhadas de perto pela reitoria da UFG será a finalização da obra do novo edifício de internações do HC”, afirmou.
O projeto Reitoria Itinerante visa atender também a comunidade acadêmica de outras unidades da UFG localizadas no Campus Colemar Natal e Silva. “Esse é também um espaço para promover a integração de toda a Universidade. É a presença da Reitoria na Praça Universitária. Desde o início da minhagestão, já recebi por duas vezes a diretora da Faculdade de Enfermagem e sua equipe. Hoje visitei o IPTSP e recebi a diretora da Faculdade de Nutrição.”
Na manhã desta terça-feira, o reitor se reuniu com o professor Osvaldo Vilela Filho, supervisor do Programa de Residência em Neurocirurgia do HC, que anunciou a chegada de dez novos neurocirurgiões para o hospital. “Hoje tivemos essa boa notícia que tornará o HC em breve um Centro de Excelência em Neurocirurgia.”
Edward Brasil também se reuniu com um grupo de estudantesdo terceiro ano do curso de medicina que faz parte do Departamento de Apoio Estudantil (DAE), ligado ao Centro Acadêmico de Medicina XXI de Abril, e com estudantes do 5º período do curso de Psicologia, que participam do Programa de Saúde Mental do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os estudantes estavam acompanhados pelo professor Igor Kopcak, que representou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG.
Na ocasião, o grupo apresentou ao reitor um projeto piloto de apoio aos estudantes de medicina com o intuito de que se torne um programa de extensão à comunidade. O projeto visa atuar no enfrentamento de demandas socioeconômicas, psicopedagógicas e no combate à situações de evasão e adoecimento mental desses estudantes. “Essa é uma iniciativa extraordinária, pois esse grupo de estudantes está assumindo um trabalho de apoio a outros estudantes para reduzir a evasão, que passa a ser uma realidade em função da origem desses estudantes e da deficiência da assistência estudantil. Dessa forma, o apoio da Reitoria a essas iniciativas ajuda muito a potencializar nossas ações”, afirmou o reitor.
“O HC é o maior cartão de visitas da Universidade, é o espaço que potencialmente dá mais visibilidade para a Universidade na sociedade, pois são milhares de pessoas atendidas aqui mensalmente. Por isso precisamos cuidar muito do HC, ainda mais neste momento em que as Universidades são tão questionadas pela sua eficiência é que precisamos dar visibilidade ao que está sendo feito”, finalizou.

Reunião entre gestores da UFG e do Hospital das Clínicas acontecerá sempre às terças-feiras
Source: Ascom UFG
Categories: Última hora
