Raios Cósmicos: As Partículas Mais Energéticas do Universo

Café com Ciência "Raios Cósmicos: As Partículas Mais Energéticas do Universo"

Event

: Anfiteatro do IF 2, Câmpus Samambaia

: August 19, 2025 at 12:30

Raios Cósmicos: As Partículas Mais Energéticas do Universo

Na próxima terça-feira, dia 19 de agosto de 2025, o Café com Ciência receberá o professor Victor Barbosa Martins, novo docente do Instituto de Física da UFG, para uma palestra sobre as partículas mais energéticas do universo: os raios cósmicos. O evento será realizado no Anfiteatro 2 do IF/UFG, às 12h45, com transmissão ao vivo pelo Instagram do @if_ufg.

O Universo como Laboratório de Partículas

Nesta apresentação, será discutido como o cosmos funciona como um laboratório natural para a astrofísica de partículas, substituindo tubos de ensaio por fenômenos astrofísicos extremos. Os raios cósmicos que são partículas subatômicas que viajam a velocidades próximas à da luz e são gerados por eventos violentos como colapsos estelares, buracos negros supermassivos e explosões de raios gama.

A palestra abordará os métodos utilizados para detectar essas partículas altamente energéticas, os desafios envolvidos em rastrear suas origens após milhões de anos-luz de viagem, e o que elas podem revelar sobre os processos mais extremos do universo. Questões como: “Como deciframos a origem dessas partículas?” e “O que elas nos ensinam sobre os limites da física atual?” estarão no centro da discussão.

Sobre o Palestrante

Victor Barbosa Martins é professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Engenharia Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Física Experimental pela Humboldt University Berlin, com pesquisa desenvolvida no Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), na Alemanha.

Realizou dois estágios de pós-doutorado: um no DESY (2022–2024) e outro na Ruhr University Bochum (2024–2025), ambos na Alemanha, atuando na área de astropartículas e física de raios cósmicos. Desde 2025, integra o corpo docente do IF/UFG, com foco em física experimental de altas energias e astrofísica de partículas.