Evento debate popularização da ciência no cenário digital
Event
https://cienciaemrede.plateia.ufg.br/: Auditório da Biblioteca Central da UFG - Câmpus Samambaia
: September 04, 2025 at 09:00
Estão abertas as inscrições para o evento "Ciência em Rede: desafios e estratégias para a divulgação científica no mundo digital", que acontecerá no dia 4 de setembro, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia. É uma realização do projeto de extensão Ciência Na Real, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: https://cienciaemrede.plateia.ufg.br/. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados.
A programação começará às 9h, com o painel "Divulgação Científica, Desinformação e Cenário Digital – Desafios e Oportunidades", que terá a participação de Andreia Juliana Caldeira (UEG/SBPC-GO), Ana Carolina Monari (Unicamp) e Guilhermo Vilas Boas (CNPq). Na parte da tarde, a partir das 13h, ocorrerá o workshop "Planos de divulgação científica e estratégias digitais", ministrado por Luiz Felipe Fernandes (Secom/UFG) e Caio Rabelo (Lapig/UFG).
De acordo com a professora Luciane Agnez (FIC/UFG), coordenadora da ação, tornar a ciência acessível se tornou ainda mais urgente e desafiador com as transformações digitais. "O 'Ciência em Rede' propõe um espaço de debate sobre esses desafios. A programação inclui reflexões sobre estratégias de alcance, o uso de redes sociais e tecnologias digitais, e o combate à desinformação, fortalecendo a interface entre ciência, comunicação e tecnologia", afirma.
Além disso, a crescente exigência de planos de divulgação científica em editais de fomento à pesquisa mostra a necessidade de que pesquisadores e comunicadores estejam prontos para ampliar o alcance do conhecimento, o que exige estratégias específicas, especialmente no ambiente digital, onde a comunicação é dinâmica e os públicos são diversos.
Assim, o evento é voltado não somente para profissionais que atuam na comunicação da ciência, mas também pesquisadores de todas as áreas, estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema.

