I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO)

Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG), localizado no Câmpus Samambaia, em Goiânia (GO), será sede do I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO). O evento, totalmente presencial, reunirá pesquisadoras(es), docentes, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, professores da Educação Básica e demais interessados nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para o ensino da disciplina.
Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG/UFG) e pelo grupo GeoPensar, o seminário tem como objetivo central promover o debate qualificado sobre os desafios e as possibilidades que a Teoria Histórico-Cultural oferece para o ensino de Geografia nos diversos âmbitos formativos. A proposta é fomentar um espaço de troca, aprofundamento e articulação entre diferentes pesquisadores que, a partir de diversas temáticas e abordagens teórico-metodológicas, vêm contribuindo para a consolidação da THC como fundamento para uma prática pedagógica significativa.
Na avaliação da professora Lana Cavalcanti, pesquisadora referência na área e uma das idealizadoras do evento, o SENATHGEO responde a uma necessidade da comunidade acadêmica: “apesar de avanços, os estudos baseados na THC ainda carecem de espaços de diálogo, sobretudo no campo do ensino de Geografia. Nesse sentido, o seminário surge como oportunidade de encontro, reflexão e articulação entre pesquisadores, docentes e estudantes que compartilham dessa abordagem teórica”, afirma.
A programação contempla mesas-redondas, minicursos, atividades culturais e grupos de trabalho. Este último tem o intuito de promover um espaço de divulgação de pesquisas e experiências docentes, fortalecendo o intercâmbio acadêmico em torno do tema central do evento.
A abertura oficial do SENATHGEO acontece no dia 20 de agosto, às 19h, no Auditório Maria Geralda de Almeida (IESA/UFG). A mesa de abertura contará com a presença da professora Alba Cristhiane Santana da Mata (UFG) e do professor Jader Janer Moreira Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora), e tem como tema as “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural na pesquisa e no ensino.”
Com o desejo na consolidação de redes colaborativas entre a universidade e educação básica, o seminário reforça a ideia dos organizadores com a formação e atuação cidadã, o desenvolvimento do pensamento geográfico e a valorização do ensino como campo de produção de conhecimento.
A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/senathgeo-551821.
