IV Julho das Pretas: Contra o Racismo, por reparação e pelo bem viver 1

IV Julho das Pretas: Contra o Racismo, por reparação e pelo bem viver

Événement

: Cepae/UFG e Centro de Convivência – Câmpus Samambaia/UFG

: 04 Julho 2025, 10h - 17h

IV Julho das Pretas: Contra o Racismo, por reparação e pelo bem viver 1

O evento celebra o 25 de julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data que reafirma a luta histórica das mulheres negras contra o racismo, o sexismo e as desigualdades sociais.

Instituído em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha reconhece o protagonismo dessas mulheres na construção de sociedades mais justas e equitativas.

No Brasil, a data também homenageia Tereza de Benguela, liderança quilombola do século XVIII que resistiu à escravidão e liderou a organização política e social do Quilombo do Quariterê. Por meio da Lei nº 12.987/2014, conhecida como Lei de Tereza de Benguela, sua trajetória passou a representar a força e a importância histórica das mulheres negras na sociedade brasileira. A celebração destaca o papel fundamental dessas mulheres na resistência às opressões e na promoção de transformações sociais baseadas na justiça, na equidade e nos direitos humanos.

IV Julho das Pretas: Contra o Racismo, por reparação e pelo bem viver 2