palestra “HIV, Alcohol and Public Health Research Innovations and Challenges in the Care of Vulnerable Populations – SHARC Experience”

Palestra “HIV, Alcohol and Public Health Research Innovations and Challenges in the Care of Vulnerable Populations – SHARC Experience”

事件

: Sala multimídia do 1º andar do IPTSP, Câmpus Colemar Natal e Silva

: 14 , 2025. 02 pm - 05 pm

Texto: Marina Sousa | Arte: Mailson Diaz

palestra “HIV, Alcohol and Public Health Research Innovations and Challenges in the Care of Vulnerable Populations – SHARC Experience”

Na próxima quarta-feira, dia 14 de maio, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG) receberá o pesquisador e médico Robert Cook, da Universidade da Flórida (EUA), para a palestra “HIV, Alcohol and Public Health Research: Innovations and Challenges in the Care of Vulnerable Populations – SHARC Experience”. O encontro será realizado das 14h às 17h, na sala multimídia do 1º andar do IPTSP.

O professor Robert Cook é médico e docente do Departamento de Epidemiologia do College of Public Health and Health Professions da Universidade da Flórida. Também atua como clínico no UF Health Internal Medicine – Medical Plaza. Ele lidera pesquisas no Southern HIV and Alcohol Research Consortium (SHARC), um consórcio que busca melhorar os desfechos em saúde e reduzir a transmissão do HIV em comunidades vulneráveis impactadas pelo uso de álcool. A missão do SHARC é traduzir descobertas científicas em intervenções práticas e efetivas na saúde pública.

A rede reúne médicos, pesquisadores e membros da comunidade com o objetivo de criar sinergias e projetos colaborativos voltados à prevenção e ao cuidado com populações vulneráveis.

Atualmente, o doutorando Bruno Vinícius Diniz e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/UFG) atua como pesquisador visitante no SHARC. Orientado pela professora Megmar Aparecida Carneiro e coorientado pelo professor Robert Cook, Bruno desenvolve estudos na área de microbiologia e virologia, com foco em HIV, outras ISTs e COVID-19.

A participação no evento é aberta a todos os estudantes (graduação e pós-graduação) e não requer inscrição prévia. Alunos da graduação que participarem receberão certificado.

A atividade faz parte da disciplina BrainStorm de Ciência, vinculada ao projeto de extensão “Hora da Ciência”, coordenado pelos professores Ludmila de Matos Baltazar e Juscelino Rodrigues. A proposta do projeto é promover discussões científicas com temas relevantes e atuais, aproximando alunos da graduação e pós-graduação de experiências e pesquisas de destaque. Os Programas de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP), Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) e Faculdade de Enfermagem da UFG têm apoiado esta ação.