6a_edicaao_O-Mar-Comeca-Aqui

6ª edição O Mar Começa Aqui - Especial Dia Mundial da Educação

Evento

: Feira Livre do Jardim Guanabara II: Av. GB-5, 101-217, Jardim Guanabara II, Goiânia - CEP: 74.680-730

: 25 Abril 2025 a las 14:00

6a_edicaao_O-Mar-Comeca-Aqui

 

 

Jardim Guanabara recebe a 6ª edição da campanha de educação ambiental "O mar começa aqui"

Iniciativa do PDDU-GYN fez parte da programação da Prefeitura, Seinfra, AR e parceiros pelo Dia Mundial da Educação (28/4)

Já há algum tempo a comunidade do setor Jardim Guanabara, o bairro mais populoso da região norte da Capital, vem pedindo para que seja realizada uma edição do projeto de educação ambiental do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) intitulado "O mar começa aqui" naquela localidade. A solicitação foi aceita e agora, na sexta-feira (25/4), às 14 horas, a sexta edição do evento vai ocorrer na Avenida GB-5, conhecida como Rua da Feira.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Goiânia (AR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Rádio Comunitária Podvinn FM 87,9. Além de promover a educação ambiental e a possibilidade de um futuro mais sustentável, esta edição também está conectada com o Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, que visa estimular reflexões sobre o futuro da educação global.

A campanha "O mar começa aqui" foi lançada em 22 de março de 2024, em comemoração ao Dia Mundial da Água, e consiste na realização de intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade, como bocas de lobo e bueiros feitas por artistas plásticos. O intuito é destacar a importância da água e enfatizar para a população goianiense o quanto é importante descartar corretamente os resíduos sólidos, evitando que o lixo seja jogado nas ruas, chegando aos bueiros e bocas de lobo, obstruindo o escoamento da água, provocando alagamentos e poluindo rios e mares.

"O mar começa aqui" é inspirada na ação iniciada em Portugal, por meio do movimento das Ecoescolas (https://omarcomecaaqui.abaae.pt) e tem se espalhado pelo mundo. No Brasil, muitas cidades já aderiram à ideia. Em Goiânia, a campanha integra o conjunto de atividades de educação ambiental do PDDU-GYN e tem como objetivo conscientizar a população goianiense, por meio da arte, sobre as consequências negativas geradas para o meio ambiente e para a drenagem do descarte incorreto de lixo nas ruas, nos bueiros e nas bocas de lobo. 

Sobre o PDDU-GYN

O PDDU-GYN foi instituído a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia -  por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) -  e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de um conjunto de estudos técnico-científicos que irão embasar a elaboração de propostas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU-GYN). Na Universidade, o convênio é gerido administrativamente e financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O PDDU-GYN vai conter propostas para o planejamento e o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em atendimento e consonância com as legislações e normas técnicas vigentes, observando o planejamento urbano, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, prevendo um horizonte de 30 anos (2024-2054).