“Cosmologias dos Povos Indígenas para Construir um Futuro Ancestral”

“Cosmologias dos Povos Indígenas para Construir um Futuro Ancestral”

Evento

: Mini-auditório e pátio da Faculdade de Educação da UFG . Campus Colemar Natal e Silva. Rua 235, Setor Universitário. CEP 74605-050 Goiânia/GO

: 24 de Abril 2025 às 18:30

“Cosmologias dos Povos Indígenas para Construir um Futuro Ancestral”

Em tempos de crises climáticas, colapsos sociais e profundas desigualdades, somos desafiados(as) a repensar nossos caminhos, nossos modos de vida e as formas de nos relacionarmos com a terra, com os outros e com o tempo.

Neste mês em que celebramos o Dia dos Povos Indígenas, somos convidados(as) a escutar outras sabedorias e reconhecer as cosmologias que resistem há milênios. É com esse espírito que realizaremos uma noite potente de partilhas, trocas e encantamentos, tendo como tema central: “Cosmologias dos Povos Indígenas para Construir um Futuro Ancestral”

O evento contará com a presença de lideranças feministas indígenas que são referências em seus territórios e caminhos de luta:

- Jucilene Barros (Yapã Karajá) – Psicóloga, educadora, presidenta da Federação das Mulheres em Goiás, resistente à ditadura militar, ativista indígena e feminista;

- Rosa Kambeba – Administradora, mulher indígena povo Omágua Kambeba (Amazonas), ativista e defensora das causas ambientais e culturais indígenas.

Durante o evento, será realizada uma Feira de Artesanato, Pintura Corporal, Sabores e Medicinas Tradicionais Indígenas, com a presença de representantes dos povos: Bororo (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Guajajara (Maranhão), Hunikuí, Mayah é Shawãdawá (Acre), Omágua (Amazonas), Terena (Mato Grosso), Tupinambá (Minas Gerais).

A feira será um espaço para vivências sensoriais, trocas de saberes e fortalecimento econômico das comunidades por meio da venda de seus produtos. Se puder, traga um dinheirinho para apoiar essas iniciativas!

Este é um convite a sonhar outros mundos possíveis. Celebramos não apenas a presença dos povos indígenas, mas sua potência política, espiritual e ecológica. Vamos juntos tecer um futuro ancestral, onde caibam outras formas de viver, resistir e cuidar da vida.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificados.