
Café com Ciência: Mudança Climática, lacunas de conhecimento e as redes internacionais de cooperação científica
O Café com Ciência de terça-feira, 1º/4, trará uma discussão essencial sobre os impactos das mudanças climáticas e o papel da cooperação científica internacional. O evento ocorrerá às 12h45 no Anfiteatro 2 do Instituto de Física da UFG, com a participação do professor José Alexandre Felizola, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.
O professor abordará como as lacunas no conhecimento científico afetam a biodiversidade e a humanidade, com base em um estudo recente publicado na Science sobre a análise dessas lacunas na Antártida e suas implicações para a sobrevivência da nossa civilização. Ele também discutirá como a colaboração entre cientistas pode ajudar a mitigar os impactos climáticos e ambientais em escala global.
José Alexandre Felizola é professor do Departamento de Ecologia do ICB/UFG desde 1994 e foi Pró-Reitor de Pós-Graduação entre 2014 e 2016. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências, e em 2018 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República. Desde 2016, coordena o INCT em "Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade".