Turnê pelo Brasil com álbum “Julio Lemos Brasil Acústico” passa pelo CCUFG
Após uma aclamada temporada de shows na Itália, Suíça, França, Holanda e Alemanha, o violonista goiano Julio Lemos iniciou a turnê pelo Brasil trazendo seu álbum Julio Lemos Brasil Acústico para espaços de referência no cenário da música instrumental do país. A primeira passagem foi no Rio de Janeiro, onde ele se apresentou na Casa Tão, com quinteto e participação especial do saxofonista Carlos Malta, e na histórica Casa do Choro. O artista segue para shows em Goiânia, no dia 8 de novembro, no Sesc Centro, e na Cidade de Goiás, no Teatro São Joaquim, no dia 9 de novembro.
Os shows no Brasil contam com a participação dos músicos consagrados Jader Gomes (bateria), Luiz Sardinha (baixo), Wellington Santana (trompete) e Adriana Losi (flauta), garantindo uma experiência musical rica e envolvente. A apresentação está repleta de melodias autorais que trazem a essência da carreira de Julio: uma fusão de ritmos tradicionais brasileiros como samba, frevo, bossa nova e choro com influências contemporâneas e toques de jazz.
Na Europa, ele passou por importantes palcos, incluindo o Clube de Choro de Paris, onde foi recebido com entusiasmo pelo público. Além dos shows, ele realizou workshops em universidades europeias, como no Conservatorio di Musica ISSM Franco Vittadini, na Itália, e no Choro School EPM, na Holanda, reforçando seu papel como educador e divulgador da música brasileira no exterior. O novo álbum de Lemos reflete sua vasta experiência como músico e professor de música na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Minha música traz um pouco de tudo que absorvi ao longo dos anos, unindo técnica e emoção”, diz o violonista.
Além de Goiânia e Cidade de Goiás, a turnê de Julio Lemos passará por Brasília (dia 11 de novembro, no Infinu), Curitiba (dia 14, no Teatro Paiol), São Paulo (dia 15, no Instituto Brincante) e Fortaleza (dia 17, no Teatro José de Alencar). O encerramento da turnê acontecerá no dia 21 de novembro, em Goiânia, no Centro Cultural da UFG, seguido de um show especial em Pirenópolis, no fim do mês, fechando com chave de ouro esse ciclo de apresentações. As turnês de Julio recebem incentivo da Lei Goyazes, da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult-GO), e apoio das empresas Harmonia Musical e Alex Star.
Veja a apresentação de Julio Lemos no Clube de Choro de Paris.
Sobre Julio Lemos
Musicista desde os 13 anos, Julio Lemos é pioneiro no ensino de violão 7 cordas em Goiás. Ele iniciou sua carreira no Rock, até que descobriu as performances de João Garoto. A partir de então, adentrou o universo da Música Popular Brasileira. Atua como violonista de sete cordas com influências de diversos ritmos brasileiros. Foi jurado titular do carnaval de São Paulo durante 3 anos consecutivos no quesito “Samba Enredo”. Recebeu dois prêmios do Edital Brasil Conexão Cultura Intercâmbio, do Ministério da Cultura do Brasil. Recentemente, gravou melodias com Hermeto Pascoal, Marcos Sacramento, Silvério Pontes e Carlos Malta. Seu mais recente lançamento, o álbum "Julio Lemos Brasil Acústico", foi gravado no Centro Cultural UFG, em Goiânia e está presente em todas as plataformas digitais.
Na UFG, Julio coordena projetos de extensão como a Orquestra de Violões da EMAC e o Núcleo de Choro. O professor integra também o Brasil in Trio, grupo musical criado na universidade há mais de 15 anos, com quem já realizou outras turnês internacionais, inclusive na China, onde se apresentaram no Grande Teatro Nacional da China (NCPA), além de outros shows em Pequim e Xangai. Julio também passou pelas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela San Francisco State University, na Califórnia, em que realizou o doutorado.
Agenda da turnê brasileira de Julio Lemos:
16 de outubro: Casa Tão, Rio de Janeiro
17 de outubro: Casa do Choro, Rio de Janeiro (com Carlos Malta)
08 de novembro: Sesc Centro, Goiânia
09 de novembro: São Joaquim, Cidade de Goiás
11 de novembro: Infinu, Brasília
14 de novembro: Teatro Paiol, Curitiba
15 de novembro: Instituto Brincante, São Paulo
17 de novembro: Teatro José de Alencar, Fortaleza
21 de novembro: Centro Cultural UFG, Goiânia
Final de novembro: Pirenópolis, Goiás
Para mais informações, acompanhe o trabalho de Julio Lemos em seu Instagram @julio_lemos e no site oficial www.juliolemos.net.