22ª Mostra Teatral Desaguar

22ª Mostra Teatral Desaguar

事件

: Teatro Escola Basileu França - Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário

: 12 - 16 , 2024

22ª Mostra Teatral Desaguar
Foto: Flávia Honorato

Os cursos de Teatro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França apresentam a 22ª Mostra Teatral Desaguar, de 12 a 16 de novembro, no Teatro Escola Basileu França. A mostra, composta por cinco espetáculos encenados por alunos dos cursos de Teatro da instituição, será realizada no Teatro Escola Basileu França de 12 a 16 de novembro, sempre às 19h30.

O evento conta com cinco montagens teatrais inspiradas em obras literárias brasileiras: Panos e Lendas, A Ópera do Malandro, O Bem-Amado, O Berço do Herói e Iepe, que exploram questões político-sociais, poder, hierarquia e os ciclos da vida.

As produções são realizadas pelos discentes-artistas formandos dos cursos de Formação Artística Avançada em Teatro e Qualificação Profissional em Interpretação Teatral, com direção dos professores Eduardo Babugem, Renata Weber, Adriana Brito, Eliana Santos, Flávia Honorato e Hélio Fróes, trazendo temas repletos de diversidade de perspectivas e experiências e buscando sempre a decolonialidade nas artes da cena.

“O projeto Desaguar é de grande importância para os discentes da escola Basileu França, pois oferece uma oportunidade essencial ao desenvolvimento pedagógico e artístico. Os discentes têm oportunidade de aplicar os conhecimentos de atuação adquiridos ao longo de seus cursos, além de desenvolverem habilidades práticas no campo das artes da cena. Isso os prepara para o mercado de trabalho e amplia sua experiência artística”, analisa o coordenador da área de Teatro da EFG em Artes Basileu França, Luciano Luc.

A mostra não apenas celebra a arte teatral, mas também desafia as fronteiras do pensamento convencional, oferecendo uma experiência artística que incentiva reflexões profundas sobre questões estéticas e sensíveis. Além disso, o evento estimula a produção teatral e promove a democratização do acesso à cultura.

“Isso faz com que os discentes participem de debates relevantes e engajem-se com temas contemporâneos, ampliando sua capacidade de análise crítica e compreensão do mundo. Além disso, o projeto também oferece visibilidade tanto para os alunos quanto para o Basileu França, fortalecendo a cultura e o teatro goiano ao apresentar ao público uma produção de alta qualidade. No geral, o Desaguar é um ponto alto na formação dos discentes, promovendo uma imersão completa na arte teatral, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico e artístico, e preparando-os para desafios futuros no mundo das artes da cena”, finaliza Luciano Luc.

 

Programação

12/11 (terça-feira): Caru e Rairu: Histórias da Terra

13/11 (quarta-feira): Unidos da Malandragem

14/11 (quinta-feira): O Bem Amado

15/11 (sexta-feira): IEPE

16/11 (sábado): Roque Santeiro