Recital de Flauta e VIolão - CCUFG

Recital Flauta e Violão: obras de Telemann, Ravel, Bartók, Gonçalves e outros

Ereignis

: Centro Cultural UFG

: 18 September, 2024 at 20:00

Recital de Flauta e VIolão - CCUFG

Os músicos Pyero Talone e Helvis Costa apresentarão, nesta quarta-feira, 18 de setembro, um recital de violão e flauta transversal. O público será convidado a uma imersão em um universo musical vibrante e diverso, com obras de Telemann, Ravel, Bartók e compositores latino-americanos, explorando diferentes épocas, estilos e culturas musicais. O recital ainda trará a estreia da obra "Jardim Suspenso", do compositor goiano Luiz Gonçalves. A apresentação integra a Série Músicas do Centro Cultural da UFG, ocorrendo às 20h00, com entrada franca.

Pyero Talone, natural de Goiânia, é flautista, tendo concluído o bacharelado na Universidade Federal de Goiás, avançando com mestrado na University of Wyoming e doutorado na University of Maryland e no Conservatório da University of Missouri Kansas City, sob orientação de Ebonee Thomas, Michael Gordon, Mary Posses e Sarah Frisof. Já se apresentou em salas de concerto como Sala São Paulo, Alice Tully Hall e Kauffman Center for the Performing Arts, além de ter integrado o grupo Musica Nova (Kansas City), destacando-se na interpretação de peças contemporâneas. Pyero tem colaborado com a Orquestra Filarmônica de Goiás, inclusive em gravações para a Naxos, e com a Conservatory Wind Symphony of UMKC, com gravações para a Xas Records, dentre outras orquestras no Brasil e EUA. Participante de festivais renomados como o Imani Winds Chamber Music Festival, na Juilliard School of Music, recentemente ministrou recital e masterclasses no 46º Festival Internacional de Música da EMAC-UFG.

Helvis Costa é violonista, sendo graduado e Mestre em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição na qual é professor efetivo desde 2012, lecionando Violão, Contraponto, Harmonia, Análise Musical, orientação de TCCs, Música de Câmara e outras disciplinas. Atua como solista e camerista em diversas formações instrumentais (duo de violões, violão e violino, violão e canto, violão e clarineta), tendo participado da estreia de peças de diversos compositores, como Estércio Marques Cunha, Luiz Gonçalves, Rodrigo Oliveira, Douglas Sá e Henrique Machado. Destaca-se a gravação dos CDs INFINITOS, SERENO e NOTURNA, disponíveis no Spotify, onde estreou obras de câmara de diversos compositores goianos e interpretou obras de Guinga, Sergio Assad e Piazzolla. Atualmente cursa Doutorado em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa "Música: Teoria, Criação e Prática" desenvolvendo uma pesquisa sobre o repertório para violão do século XIX relacionado à ópera, sob orientação do Prof. Dr. Fabio Scarduelli.