XII_Nepeg_2024

XII Fórum Nacional Nepeg de Formação de Professores de Geografia

Ereignis

: FEN UFG, Câmpus Colemar, e Área 6 da PUC-GO - Setor Universitário, Goiânia - GO

: 08 - 11 Juni, 2024

Conheça o site do XII Fórum Nacional Nepeg de Formação de Professores de Geografia

Clique aqui para acessar a programação do evento

Para saber sobre os prazos e valores da inscrição, clique aqui

XII_Nepeg_2024

XII Fórum Nacional Nepeg de Formação de Professores de Geografia

O XII Fórum Nacional Nepeg de Formação de Professores de Geografia será realizado de 8 a 11 de junho de 2024, e terá trabalhos de campo, conferência de abertura, grupos de trabalho, duas mesas-redondas temáticas, e terá as suas atividades concentradas na Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O fórum é organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (Nepeg) e ocorre a cada dois anos para discutir questões relativas aos problemas enfrentados para a formação deste profissional. O evento será realizado em caráter presencial, porém contará com transmissão on-line das conferências e mesas-redondas pelo canal do Nepeg no YouTube.

Segundo o professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG e coordenador do Nepeg, Vanilton Camilo de Souza, "no atual contexto, muitos dos problemas giram em torno de políticas educacionais que impactam a formação, a pesquisa, a valorização docente e o desprestígio à ciência geográfica. Nos quatro dias do evento teremos 1 conferência, 2 mesas-redondas, 5 palestras no interior de cada grupo de trabalho (GT), 7 horas de discussão em cada GT. Além disso, teremos reuniões específicas para discussões em torno de uma disciplina em rede a ser ofertada este ano e a elaboração de um projeto de pesquisa entre os representantes da instituições de ensino superior de Goiás (IES) que se associam ao Nepeg. Teremos, dessa forma, importantes sínteses e encaminhamentos para ações futuras deste grupo no enfrentamento dos problemas".

Sobre o Nepeg

O Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (Nepeg) é uma associação com caráter científico-cultural sem fins lucrativos constituída para promover pesquisas, estudos, publicações  e eventos em educação geográfica. Criado em 2004, é fruto dos anseios de um grupo de professores de três IES – Universidade Federal de  Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Estadual de Goiás –, que  trabalham com as disciplinas de Didática, Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. Esses professores têm em comum a preocupação com o ensino de Geografia, desde o nível básico até o superior, expressa por meio de suas pesquisas sobre a temática. O Nepeg tem registro no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa UFG).

Fonte: Comissão de Comunicação/Divulgação do XII Fórum Nepeg