Damas de paus.jpg

Revisitando Damas de Paus

: FIC/UFG

: January 22, 2024 at 12:35

O segundo seminário do Grupo de Pesquisa “Corpo, Cultura e Consumo” já tem data marcada, em sua primeira fase irá ocorrer entre os dias 22 e 23 de Janeiro e posteriormente nos dias 01 e 02 em fevereiro. O evento tem por objetivo trazer à luz discussões sobre o universo das travestis para a Universidade, promovendo palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. A realização do evento é do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Corpo, Cultura e Consumo, além de contar com o apoio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG).

O tema escolhido desta edição foi “Revisitando Damas de Paus”, baseado na obra inaugural sobre o assunto nos anos de 1990 “Damas de Paus: o Jogo Aberto dos Travestis no Espelho da Mulher”, da autora Neuza Maria de Oliveira. O evento irá ocorrer de forma híbrida em sua abertura e encerramento nos dias 22 e 02, na (FIC/UFG). Já as palestras e apresentações dos Grupos de Trabalhos, serão realizadas por formato online em videoconferência.

As inscrições para apresentação de trabalhos nos (GTs) se iniciam no próximo dia 01 de Dezembro. Segundo o Coordenador do Seminário, João Dantas, o evento busca “avançar na compreensão da necessidade de construir uma autoridade acadêmica em que os campos de estudo não se estabeleçam como delimitações de poder. Vivemos um momento em que as travestis não mais servem como meras pontes entre elas e a academia; é chegado o momento mesmo que precarizado onde elas podem refletir sobre seu lugar de fala a partir de diversas perspectivas, sendo acolhidas como uma polifonia, um caleidoscópio que se regula sem a necessidade de um eixo ideal”.

Damas de paus.jpg