expo brasilia basileu

Mostra Arte Postal, com participação de alunos dos cursos de Artes Visuais da EFG Basileu França

Événement

: Museus dos Correios - Brasília Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Edifício Apollo SCS - Asa Sul, Brasília - DF

: 02 Agosto 2023 a 19 Setembro 2023

expo brasilia basileu

Alunos dos cursos Técnico de Artes Visuais, cursos de capacitação e Coletivo de Artes Visuais da EFG Basileu França participam da exposição Arte Postal no Brasil, que fica aberta até 19 de setembro, no Museu dos Correios, em Brasília. A mostra reúne 212 trabalhos em medida postal (12 x 15 cm) de 53 artistas e homenageia Paulo Bruscky, considerado o maior expoente nacional do gênero. Destes, 15 são artistas formados pela EFG Basileu França. A entrada é franca.

Conforme explica o curador da mostra, Oscar D’Ambrosio, a tônica desse projeto é reunir artistas de diversos estados e colocar em evidência essa modalidade de arte, que nasceu pela necessidade criativa de comunicação entre os que estavam em lugares distantes um do outro.

As obras foram criadas sob tema livre, por artistas de diversas regiões brasileiras, formando um conjunto variado de cores, técnicas e formas de composição. O evento de abertura e visitação será precedido por uma palestra gratuita do curador sobre o tema Arte Postal no Brasil.

D’Ambrosio conta que correspondências trocadas entre artistas visuais deram origem à Arte Postal (Mail Art) nos anos 1960, e que o marco é Ray Johnson, que criou, em Nova York, EUA, em 1963, a Correspondance Art School (Escola de Arte por Correspondência). “Ao escrever uma carta no próprio envelope, usando a frente e o verso, por exemplo, rompeu com o tradicional conceito de discurso privado, levando, para o âmbito do público, a aparente intimidade do diálogo com outra pessoa”, considera.

A partir daí, diz o curador, o conceito da Mail Art passou a ser cada vez mais o de trocar mensagens criativas pelo sistema de correios. Consagrou-se assim como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte, como bienais, salões e concursos.

“O presente projeto faz um recorte da arte postal, estimulando os criadores visuais a realizarem os seus trabalhos sobre o tamanho de cartões postais, em conjuntos de quatro ou de dois deles de modo a estimular o desenvolvimento de uma poética caracterizada pelo diálogo visual atingido, pelas técnicas utilizadas e pelos recursos estéticos que remetem ao fascinante universo postal aos quais os trabalhos se vinculam”, finaliza.