perm go

Barro Alto e Niquelândia recebem  eventos do Plano Estadual de Recursos Minerais

Ereignis

: Barro Alto e Niquelândia

: 30 - 31 März, 2023

Temática da oficina e seminário temático será a Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços realiza mais uma rodada de discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM. Os eventos serão realizados nos próximos dias 30 e 31 de março. No dia 30 de março, a cidade de Barro Alto recebe a oficina temática sobre Mineração como estratégia de desenvolvimento regional, às 13h30 no Salão de Eventos Regiane Fernandes. No dia 31 de março, é a vez de Niquelândia sediar debate com discussões sobre o tema, às 8h30 no Auditório da Unidade Integrada SESI SENAI de Niquelândia. 

O Plano Estadual de Recursos Minerais é um instrumento de planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, estabelecendo prioridades e metas para a gestão.  O  plano dá base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um Plano de Ação com metas e prazos.

Os temas abordados em cada região nas mesas variam e visam abordar as diversas questões locais de cada região e suas especificidades, bem como as contribuições do setor produtivo, gestores públicos e instituições técnico-científicas. As conversas foram pensadas para se obter o máximo de informações e contribuições para soluções pontuais de cada região, atendendo demandas de mercado e também sociais.

Além dos prefeitos de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas, e de Niquelândia, Fernando Carneiro, os eventos  terão a participação do professor Mario Cesar Gomes de Castro, do curso de Economia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pesquisador do PERM, falando sobre o tema: Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional. Também participa das palestras o Gerente de Relações Institucionais e Assuntos Corporativos da Mineradora Anglo American, Thomas Pedroso Nemes, discorrendo sobre o tema Mineração e Sociedade. Em Barro Alto o evento terá a participação de Luiz Antônio Vessani, Presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG) e Diretor da Terra Goyana Mineradora, que falará sobre Diversificação econômica e uso da Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM).

Discussões - O professor Mario Cesar irá abordar em Barro Alto a mineração, seu impacto no estado de Goiás e no desenvolvimento de municípios com maior arrecadação da CFEM. Já em Niquelândia, segundo ele, serão abordados os desafios da diversificação econômica frente ao fechamento de minas, como se dá esse processo e o que costuma ser feito, a partir de experiências de outros locais que já passaram por essa etapa do processo de mineração.

Luiz Vessani, presidente da SIEEG e um dos palestrantes do evento, destacou a importância da realização de reuniões em diversos municípios goianos de forma a levar o conhecimento sobre o setor aos políticos locais, bem como à sociedade. “A mineração permeou minha vida profissional e acredito em seu potencial de transformação do lugar de forma a trazer bem-estar social aos municípios e funcionar como alavanca de outras atividades econômicas”. Ele afirma que Niquelândia e Barro Alto são exemplos de cidades que têm a mineração como fator de crescimento e é importante dialogar com políticos, setor produtivo e sociedade de forma a levar conhecimento sobre o setor, bem como pensar como se deve dar o desenvolvimento por meio da mineração. “Esperamos que o plano auxilie o estado no fomento de oportunidades para o setor”, afirma.

Thomas Nemes da Empresa Mineradora Anglo American é um dos convidados para o evento nos dois municípios: “Nós, da Anglo American, apoiamos todas as iniciativas que visam promover um diálogo aberto e transparente entre órgãos públicos, universidades, setor produtivo, e sociedade civil, na busca por uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável. Com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a nossa empresa entende que estar em sintonia com as necessidades das comunidades que nos acolhem, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio”.

MAP e PERM-GO

Os Projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" (MAP)  e  “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Eles irão embasar as políticas públicas e estabelecer as diretrizes voltadas ao Setor Mineral goiano.

Os Projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" (MAP) e  o “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis  e  a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.

A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões dos eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também  as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O PERM-GO prevê desde fomento a apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micro e pequenos mineradores.

Estão previstos 25 eventos que oportunizam a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas como: Desafios para a geologia, mineração e transformação mineral; Mineração como estratégia de desenvolvimento regional; Pequena e média mineração; Mineração, Meio Ambiente e sociedade; Minerais estratégicos; Agrominerais de Goiás - potencial e oportunidades do setor para o agronegócio; Incentivos ao setor mineral goiano; Formação de capital humano para indústrias; Potencial de rochas ornamentais; Desenvolvimento e Tecnologia Mineral; Competitividade; Pólos de mineração, entre outros.

 


Data: 30.03.2023 (quinta-feira)

Cidade: Barro Alto 

Local: Salão de Eventos Regiane Fernandes - Rua Dom Bosco 364 esquina com Rua Pouso Alegre, Centro. CEP: 76.390-000

Hora: 13h30

Tema da oficina: Mineração como estratégia de desenvolvimento regional

 

Data: 31.03.2023 (sexta-feira)

Cidade: Niquelândia 

Local: Auditório da Unidade Integrada SESI SENAI Niquelândia - Avenida Brasil Qd 26 e 27, C.H.C, Jardim Atlântico, Niquelândia. 

Hora: 8h30

Tema da reunião: Mineração como estratégia de desenvolvimento regional