O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Mutirão

HC-UFG participa do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Event

: Hospital das Clínicas da UFG - Setor Leste Universitário

: November 30, 2016

Na próxima quarta-feira (30/11), 39 hospitais da rede Ebserh realizarão um mutirão de cirurgias, consultas e exames de pacientes que aguardam na fila do SUS. O Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG) será um dos 39 hospitais sob a gestão da Ebserh que participarão do I Mutirão Nacional da Rede. Nesse dia, será realizado um mutirão para atender pacientes que aguardam por cirurgias, consultas e exames em todos os hospitais da rede Ebserh. O objetivo é reduzir a fila de espera dos hospitais universitários federais e do SUS.

No HC-UFG, será realizado um mutirão de cirurgias de adenoamigdalectomia (cirurgia para remoção das amígdalas com possível retirada das adenoides) e hernioplastia. Vinte pacientes que aguardam pela realização desses procedimentos cirúrgicos no HC serão operados (dez de cada especialidade). Também serão realizados 200 testes do olhinho em bebês recém-nascidos e 100 exames de Ultrassonografia de Abdome Total em pacientes que aguardam pelo exame. O teste do olhinho é um importante exame realizado em bebês para o diagnóstico precoce de alterações da visão que possam causar o aparecimento de doenças como catarata, glaucoma congênito e outros problemas.  A ultrassonografia de Abdome Total é o exame que pode detectar alterações no pâncreas, aorta, fígado, vesícula biliar, rins, baço e bexiga. Todos os pacientes selecionados para os exames estão regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Ação Nacional

Atualmente, a rede Ebserh conta com unidades filiadas em todo o país, sendo quatro na região Norte, 17 na região Nordeste, cinco na região Centro-Oeste, sete na Sudeste e seis na Sul. A iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais universitários federais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.

Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.

A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de cada região.

CLIQUE AQUI para acessar o folder informativo do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.