O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia10024.jpg

Consulta à comunidade acadêmica define novo reitor e vice-reitor da UFG

En 27/06/13 00:27 .
Mais de 5 mil pessoas participaram da consulta

Estudantes, técnico-administrativos e professores definiram nesta quinta-feira, 20 de junho, o próximo reitor e vice-reitor da UFG para o mandato de 2014 a 2017. Os candidatos Orlando Afonso do Valle Amaral e Manoel Rodrigues Chaves, da única chapa inscrita no processo de consulta, foram eleitos pela comunidade acadêmica.

A consulta à comunidade universitária foi realizada nos câmpus de Goiânia, Catalão, Jataí, Cidade de Goiás e Firminópolis, com a participação de 1.310 docentes, 1.475 técnico-administrativos e 2.776 estudantes, que compareceram aos locais de votação para registrar seus votos.

Entre os 5.561 votantes, 4.814 votaram na chapa Orlando e Manoel, o que corresponde a um percentual (ponderado por categoria) de 83,4% dos votos. Entre os professores, dos 1.310 votantes, 1.163 votaram na chapa, totalizando 88,8% dos votos.  Dos 1.475 técnico-administrativos votantes, 1.120 escolheram a chapa, totalizando um índice de 75,6%. Entre os estudantes, dos 2.776 votantes, 2.531 votaram na chapa, e o índice de aprovação chegou a 91,2%.


No total, foram instaladas 39 seções eleitorais, distribuídas por todos os câmpus da Universidade na capital e interior com o objetivo de facilitar o acesso dos eleitores.

O presidente da Comissão Eleitoral responsável pelo processo de consulta e vice-presidente da Adufg Sindicato, professor José Wilson Nerys, considerou como positiva a participação da comunidade acadêmica mesmo com a grande mobilização ocorrida ontem em Goiânia, que reuniu milhares de pessoas, incluindo docentes, servidores públicos e estudantes, no centro da cidade.

“Apesar do dia de ontem ter sido atípico, em virtude da grande mobilização da comunidade universitária da UFG, que participou ativamente da manifestação em Goiânia, a eleição transcorreu muito bem, inclusive do ponto de vista do comparecimento às urnas, o que reforça a democracia na UFG e também expressa o compromisso dos docentes, técnico-administrativos e estudantes com a consulta conduzida pelas entidades”, afirma.

É importante destacar ainda a participação de voluntários, que contribuíram de forma decisiva para que o processo ocorresse de forma tranquila e democrática. Mais de 400 pessoas, entre docentes, técnico-administrativos e estudantes, trabalharam voluntariamente no processo eleitoral como presidentes de mesa, mesários e na apuração dos votos que, em Goiânia, ocorreu na sede social do SINT-IFESgo.

Os aposentados também demonstraram seu compromisso com a Universidade, trabalhando voluntariamente e participando na eleição. Para a professora. Rosana Borges, membro da comissão eleitoral e diretora presidente da Adufg Sindicato, os docentes e técnico-administrativos aposentados são um exemplo do exercício da cidadania. “Além de terem atendido ao chamamento das entidades para compor as mesas receptoras e apuradoras de voto, compareceram em grande número para votar e, muitos deles, disseram que da urna iam direto para a Praça do Bandeirantes engrossar a manifestação” .

Consulta à comunidade universitária

Como acontece desde a abertura política brasileira após o Golpe Militar de 1964, o processo de consulta à comunidade universitária foi conduzido pelas entidades que representam docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFG: respectivamente o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e o Diretório Central dos Estudantes da UFG (DCE UFG).

A consulta ocorreu por meio de voto direto, secreto e proporcional das categorias, que incluem servidores ativos e aposentados, além de acadêmicos da graduação, pós-graduação stricto sensu e alunos do Cepae com idade igual ou superior a 16 anos.

O novo reitor e vice-reitor da UFG

Orlando Afonso Valle do Amaral é professor do Instituto de Física da UFG e ocupa desde 2006 o cargo de Pró-Reitor de Administração e Finanças da Universidade. Já foi coordenador de Assuntos Internacionais da UFG (1990 a 1993) e diretor executivo da Funape (93-94).

Manoel Rodrigues Chaves é professor do curso de Geografia – Câmpus Catalão. Em 2006, foi eleito Diretor Geral do Câmpus Catalão para o mandato 2007-2011, sendo eleito para um novo mandato até dezembro de 2014. Atualmente coordena a Comissão Executiva Nacional que organiza os Fórum dos Dirigentes de Câmpus Fora de Sede (Forcampi Brasil).

Fuente: Adufg

Categorías: Consulta

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.