
UFG promove o 4º Congresso de Engenharia e Tecnologia (CET)
Sustentabilidade e Inovação é o tema dessa edição
A cerimônia de abertura do Congresso de Engenharia e Tecnologia, que ocorrerá até o final desta semana, foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG. Estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da UFG, Manuel Rodrigues Chaves; o pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG), Adelino Cândido Pimenta; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da PUC-Goiás, Milca Severino Pereira; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Gerson de Almeida Taguatinga; o diretor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG (EMC), Marcelo Stehling de Castro; o coordenador do CET 2014, Kléber Mendes Figueiredo, e o diretor da comissão organizadora, Rodrigo Santalucia Bonjardim.
O vice-reitor, Manuel Chaves ressaltou a importância de integrar o conhecimento à tecnologia e a preocupação constantecom a sustentabilidade, fatores que, segundo ele, são recorrentes nesta área e que serão discutidos durante todo o congresso.
Com caráter técnico-científico, o congresso foi criado no ano de 2011, organizado pelo corpo discente dos cursos de Engenharia e da parceria entre os cursos tecnológicos das universidades, UFG, UEG e PUC-Goiás.
Programação
Participam do congresso cerca de 1200 estudantes do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e de todo o estado de Goiás. Além de participar de palestras e minicursos, os estudantes também apresentam projetos de iniciação científica relacionados ao tema e que trazem propostas de melhorias para distintas áreas.
Os estudantes de Tecnologia em Construção de Edifícios do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Jeofton Meira e Luciano Oliveira, propõem a construção de moradias com tijolos ecológicos, com vantagens econômicas e ambientais, além de apresentar um novo design e não exigir mão de obra especializada, por usarem tecnologia de encaixe, dispensando o uso de cimento.
Para ver a programação completa, acesse o sítio do evento
Palestra de Abertura
Após a cerimônia de abertura, os congressistas participaram da palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver o Brasil”, com o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e também professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Machado Rezende.
Sérgio Rezende relatou o processo de evolução da ciência e da tecnologia desde os primórdios até a atualidade. Para que os estudantes pudessem se contextualizar sobre o tema, o palestrante deu exemplo dos físicos, Hans Christian Oersted e André-Marie Ampère, que transformaram a energia elétrica em energia mecânica e também criaram o primeiro motor.
A evolução da ciência e da tecnologia foi progressiva e importante para o desenvolvimento da sociedade e da política. Sérgio Rezende acredita que os países mais desenvolvidos hoje, conquistaram tal posição por causa dos investimentos na área científica e tecnológica. Entretanto, Sérgio Rezende apresentou casos de sucesso em pesquisas tecnológicas no Brasil, dentre eles a Petrobras e a Embrapa.
Ao final, Sérgio Rezende concluiu que os principais desafios da área são incentivar os estudantes a pesquisarem. Ele acredita que uma boa solução também seria promover a interação da academia com as empresas e ainda incentivar o empreendedorismo entre novos profissionais.
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última hora Engenharia Tecnologia