Jornalistas chineses visitam a UFG

Em 02/07/24 18:24.

Equipe da província de Hebei está produzindo conteúdo sobre o estado de Goiás

Texto e fotos: Luiz Felipe Fernandes

A Universidade Federal de Goiás (UFG) esteve no roteiro de uma equipe de jornalistas chineses que visitam o estado para a produção de uma série de conteúdos relacionados à educação, turismo, cultura e negócios. Na última segunda-feira (1/7), a repórter Wu Meng, a produtora Zhang Menglin e o cinegrafista Liu Zicheng, da iHebei – um dos três sistemas de comunicação oficiais da província de Hebei –, conheceram algumas instalações da UFG, onde gravaram entrevistas e captaram imagens. A equipe estava acompanhada pelo assessor de Relações Internacionais do governo estadual, Marcelo Mariano, e pelo conselheiro superior de Assuntos Especiais e Jurídicos da Federação Chinesa de Goiás no Brasil, Max Lu.

A primeira parada foi no gabinete da Reitoria, onde a equipe foi recebida pela secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta. A secretária fez uma apresentação geral da Universidade, ressaltando a importância regional, nacional e internacional da instituição, sobretudo no ensino e na pesquisa de excelência. Como diferenciais da UFG, Rejane citou, por exemplo, o curso de Educação Intercultural e o bacharelado em Inteligência Artificial – o primeiro da América Latina.

Jornalistas chineses
Na Reitoria, os jornalistas foram recebidos pela secretária de Relações Internacionais da UFG

A secretária também destacou o trabalho desenvolvido no Hospital das Clínicas, as diversas redes de cooperação internacional e as políticas da inclusão. "Uma das diretrizes da gestão é fortalecer a parceria com a China", comentou Rejane, que ainda adiantou que em breve deve ser realizada uma missão científica ao país asiático.

O professor de Relações Internacionais da UFG, Diego Trindade D'Avila Magalhães, também esteve no encontro. A China foi seu objeto de pesquisa no doutorado e ele também foi professor visitante na Universidade de Hubei. Diego desenvolveu uma teoria que permite avaliar e comparar o poder dos países em diferentes dimensões da globalização (econômica, social, cultural, ambiental e militar). Ele aplicou essa teoria para entender como a China vem transformando tanto a globalização econômica em geral quanto a economia brasileira.

A equipe chinesa parabenizou a atuação da UFG e se mostrou particularmente interessada na inclusão de grupos minorizados no ensino superior. Zhang Menglin explicou que a visita a Goiás – que se estende por mais cerca de 15 dias – tem como objetivo desenvolver uma cooperação cultural contínua e sustentável entre o estado e a província de Hubei.

Visita jornalistas chineses
Equipe da iHebei está produzindo conteúdos sobre o estado e incluiu a UFG na visita

Parque Tecnológico e Instituto Confúcio

Depois do encontro no gabinete, a comitiva seguiu para o Parque Tecnológico Samambaia, onde foi recebida pelo diretor-executivo Luizmar Adriano Junior. Ele explicou que o parque é um complexo científico e tecnológico destinado a abrigar empresas de base tecnológica, laboratórios, centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, espaços de coworking e incubadora de empresas.

Os profissionais de comunicação conheceram o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) e também visitaram a AgBiTech, uma das empresas residentes. No local eles acompanharam o trabalho de pesquisa, desenvolvimento e produção de baculovírus, utilizado para o manejo de lagartas.

O último compromisso foi no Instituto Confúcio de Medicina Chinesa, que fica na Faculdade de Letras (FL). As professoras Claudia Li e Lidia Li apresentaram o instituto, que é o primeiro da América Latina a oferecer, além de língua e cultura, o ensino de Medicina Tradicional Chinesa. O Instituto Confúcio da UFG tem promovido cursos teóricos e práticos de acupuntura e Tuiná, e aulas de Tai Chi Chuan. Há também cursos de mandarim abertos para as comunidades interna e externa.

Visita jornalistas chineses
Um dos locais visitados pela equipe de jornalistas foi o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria SRI Parque Tecnológico Samambaia Instituto Confúcio