Multiplos olhares_Lisbeth.jpg

Professores da FIC/UFG apresentam comunicação científica em congresso Espanhol

Em 02/07/24 14:26.

Na ocasião, profa. Lisbeth Oliveira lançou o livro "Múltiplos olhares sobre a pesquisa com imagens"

Nesta quinta-feira, 27/6, os professores Lisbeth Oliveira e Mário Manzi, do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG), apresentaram uma comunicação científica no III Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas. O evento, sob o tema "Brasil 1824-2024: entre centralismo e descentralização", é realizado pelo Centro de Estudos Brasileiros, da Universidade de Salamanca, Espanha, entre os dias 26 e 28 de junho de 2024.

A comunicação científica apresentada pelos professores abordou o tema “A representação imagética dos povos indígenas brasileiros: da abjeção colonial à autorrepresentação e contracolonização”. O estudo analisou o processo de registro e uso de imagem dos povos indígenas no Brasil, desde as representações estigmatizadas e coloniais até as novas formas de autorrepresentação e resistência cultural que emergem atualmente. A pesquisa constitui-se como análise crítica das imagens e narrativas que envolvem as comunidades indígenas, contribuindo para uma compreensão mais profunda e humanizada dessas culturas.

Multiplos olhares_Lisbeth02.jpg

No mesmo dia, a professora Lisbeth Oliveira também realizou o lançamento do livro "Múltiplos olhares sobre a pesquisa com imagens". A publicação é uma realização do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem, o mais longevo da FIC, criado em 2002 e desde então consolidado pelo CnPq. A publicação, que reúne 11 artigos científicos de pesquisas resultantes da produção acadêmica com imagens, cria uma espécie de constelação de reflexões e modos de olhar e se relacionar com elas. É um convite para que outros olhares leiam e adentrem estes textos e imagens, possibilitando assim criar outras narrativas e relações.

O lançamento do livro durante o congresso ressalta a relevância da produção acadêmica da FIC/UFG no cenário internacional e evidencia a dedicação da instituição em promover a pesquisa e a divulgação científica. A participação dos professores da FIC/UFG no congresso em Salamanca sublinha a importância da internacionalização das pesquisas desenvolvidas na instituição. A apresentação de trabalhos e o lançamento de publicações em eventos de prestígio fortalecem o reconhecimento da FIC/UFG como um centro de excelência acadêmica e de inovação no campo da Comunicação e das Ciências Sociais e Humanas.

Multiplos olhares_Lisbeth.jpg

Fonte: FIC/UFG