Evento_Cerof-UFG_28-06-24

Cerof-UFG realiza evento sobre estadualização da regulação de vagas

Em 02/07/24 12:33.

Conferência marca “virada de chave” do Centro e conta com a presença da reitora da UFG

Texto: Alice Valadares e Rebecca Gonçalves

Foto: Júlila Mendes

Na sexta-feira (28/6), o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) realizou uma conferência para falar sobre a estadualização da regulação de vagas do Sistema Único de Saúde (SUS), que deixará de ser feita pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) e passará a ser responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O evento foi voltado para o público interno do Cerof-UFG, contando com a participação de colaboradores, residentes, fellows, estagiários e voluntários. A mesa diretiva foi composta pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, pelo vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, pelo presidente do conselho administrativo e fundador do Cerof-UFG, Marcos Ávila e pela diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins Mendonça.

Evento_Cerof-UFG_28-06-24
Estadualização: meta de mais de 2.800 novas consultas, 5.000 de acompanhamento e 800 cirurgias ao mês

Em seu discurso, a reitora da UFG afirmou que a mudança será uma “virada de chave” para o Cerof-UFG, com a consolidação de uma política pública voltada para a saúde oftalmológica do Estado de Goiás. Na ocasião, ela também citou a relevância da UFG para o sucesso do Centro. “É importante reafirmar que este é um organismo da Universidade Federal. [...] A Universidade, como uma instituição que forma através do ensino, pesquisa e extensão, faz com que o Cerof seja o que ele é hoje.”

O vice-reitor afirmou que a rotina vivida diariamente pelos colaboradores do Cerof-UFG reforça a confiança e certeza no papel da Universidade e da área de saúde da UFG no atendimento da população goiana. “Precisamos atender bem e com qualidade”, completou.

De acordo com o presidente do Conselho administrativo do Cerof-UFG, a transferência da regulação de vagas do âmbito municipal para o estadual é significativa e desafiadora. “Todo o processo tem rigidez, todo o processo de melhoria tem governança[...] Tudo isso vem a partir de uma maturação, uma consolidação do Cerof como entidade.”

A diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins, falou das expectativas com o convênio e da importância da equipe interna do Cerof-UFG,  neste momento de transição: “Nós temos uma equipe muito coesa [...] O que traz segurança é saber que temos uma equipe muito forte”, declarou.

Com a estadualização da regulação de vagas, o governo do Estado realizará o repasse de quase dois milhões de reais por mês, que serão destinados ao aumento de atendimentos em oftalmologia, com a meta de mais de 2.800 novas consultas, 5.000 consultas de acompanhamento e 800 cirurgias ao mês, triplicando a oferta atual do Cerof-UFG, além da oferta de exames diagnósticos complementares realizados por aparelhos de alta tecnologia existentes no Cerof-UFG.

Além disso, está prevista a reativação do projeto de consultório móvel voltado à saúde ocular que abrangerá os professores e os estudantes do ensino público fundamental do estado de Goiás. O “ônibus-consultório” será reformado e percorrerá escolas públicas, fazendo de 80 a 100 consultas por dia de estudantes previamente triados, por professores treinados pela equipe do Cerof-UFG para o teste de detecção de acuidade visual.

Sobre o Cerof-UFG

O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) foi fundado há mais de duas décadas e funciona exclusivamente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a sua existência tornou-se referência no Brasil, competindo com igualdade com os grandes centros nacionais e até internacionais.

Além de ser referência em atendimento aos pacientes da rede pública, o Cerof-UFG também traz produção de conhecimento para a área por meio de sua pós-graduação (residência, mestrado, doutorado, fellows) em Oftalmologia.

Fonte: Cerof UFG

Categorias: Notícias Cerof