Assistente PNAE.png

UFG recebe Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar dia 1/7

Em 28/06/24 13:05.

Evento marcará a entrega do Aplicativo Assistente PNAE, desenvolvido pela UFG e outras instituições

Texto: Caroline Pires

A Universidade Federal de Goiás (UFG) receberá na segunda-feira, 1/7, o lançamento do aplicativo Assistente PNAE. A ocasião contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.  A ferramenta é resultado de projetos de pesquisa e extensão que vem sendo realizados por diversas instituições de ensino e pesquisa, desde o ano de 2018. O Assistente PNAE apresenta de maneira intuitiva e acessível informações sobre agricultada familiar e demanda de alimentos, auxiliando tanto agricultores, quanto escolas públicas. Como resultado, espera-se facilitar o dia-a-dia na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento será realizado a partir das 16h, no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, no Câmpus Samambaia. Acesse o Assistente PNAE.

O professor Maico Roris Severino, um dos coordenadores do projeto, destaca que o aplicativo auxilia os gestores em questões burocráticas, como a preparação de chamadas públicas, divulgação dos editais, ranqueamento das propostas, além da contratação dos agricultores familiares selecionados. "O que o Assistente PNAE oferece é, em suma, a operacionalização do PNAE, garantindo transparência e permitindo o atendimento às regras do programa", destacou. Segundo ele, a expectativa é aumentar a renda dos agricultores familiares, "garantindo um alimento fresco e saudável nas escolas públicas", completou. Na UFG, o desenvolvimento da ferramenta contou com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia de Produção (Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT), Ciências da Computação (Instituto de Informática - INF) e Engenharia Elétrica (Escola de Engenharia Elétrica, Computação e Mecânica - EMC), além de estudantes de pós-graduação da Administração Pública (Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT), Agronegócio e Agronomia (Escola de Agronomia - EA) e Nutrição (Faculdade de Nutrição - FANUT).

Os projetos foram conduzidos em parceria entre a UFG e diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão nacionais (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade de São Paulo - USP, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP) e internacionais (Politecnico de Torino - POLITO, National Technical University of Athens - NTUA, Karlsruhe Institute of Technology - KIT, University of Edimburg - UoE, University of Strathclyde - UoS, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - APC, Universidad Catolica Del Norte - UCN, Institute of Child Nutrition Business School - ICN), além de organizações camponesas e órgãos públicos nas esferas municipais, estaduais e federais relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Destaca-se que para o desenvolvimento dos projetos, os recursos foram provenientes do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), do Newton Fund, British Council e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG).