Expocom_2024_Foto_Guilherme de Andrade

Estudantes da FIC disputam 10 categorias do Prêmio Expocom Nacional

Em 25/06/24 11:55.

Vencedores da etapa Centro-Oeste concorrem na etapa nacional em setembro em SC

Expocom_2024_Foto_Guilherme de Andrade
Etapa regional foi realizada em Goiânia entre 5 e 7 de junho

Texto: Felipe Fulquim e Ana Paula Vieira

Fotos: Guilherme de Andrade (troféu) e Lucas Borobo (evento)

Diz um ditado popular do mundo esportivo que vencer em casa é bom, mas vencer fora de casa é melhor ainda. Essa é a expectativa de estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC UFG) que ganharam a etapa Centro-Oeste da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom). A premiação foi realizada dentro da programação do Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realizado em Goiânia de 5 a 7 de junho. Agora, os dez trabalhos da UFG vão disputar a etapa nacional da premiação, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC).

Do curso de Jornalismo, venceram: na categoria documentário, Aja Gangun e a passagem do tempo, do aluno-líder Rafael David Noleto; na categoria roteiro de documentário, Arte urbana e os fazeres que levam ao futuro, liderado por Gustavo Soares Silva e na categoria Revista Customizada, Revista Afrodera, liderada por Yanca Cristina Marques da Cruz.

O curso de Publicidade e Propaganda recebeu quatro estatuetas: na categoria melhor filme de ficção curta-metragem, Cancelado: sobre a espetacularização do “eu” na internet, liderado pela estudante Sarah Vieira Arruda; melhor projeto de comunicação integrada para Reimaginando histórias com a Escriviatto: um planejamento de comunicação, de João Vitor Ribeiro Lima; melhor Campanha Publicitária com Campanha publicitária para Linea Alimentos - Ver além: a integração da Lupa nos produtos alimentícios da marca, de Maria Fernanda Elias Alves e melhor trabalho de fotografia publicitária, com Retrato de uma mulher negra na fotografia publicitária, de Felipe Fulquim.

Três trabalhos do curso de Relações Públicas da FIC também foram premiados: melhor planejamento estratégico de relações públicas ou comunicação organizacional para Planejamento de Relações Públicas para escritórios de advocacia, de Anna Beatriz Pereira de Souza; melhor organização de evento para Jornadas de Capacitação Mutare: os eventos como estratégia de integração e transformação’, de Maria Rita Gonçalves Cavalcante; e melhor projeto de assessoria cultural para ‘RePensando Ações: teoria e prática de Relações Públicas para a transformação social’, de Cleidiomar Martins Costa Filho.

Todos os trabalhos vencedores foram desenvolvidos em grupo e tiveram como orientadores e orientadoras docentes dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FIC UFG.

Etapa Nacional

De acordo com o regulamento da premiação, na próxima etapa o aluno-líder precisará submeter o vídeo de apresentação do trabalho para a Etapa Nacional, seguindo calendário próprio ainda a ser divulgado pela Intercom. Um júri virtual, composto por avaliadores não classificados nas modalidades a serem avaliadas, vai apreciar o relatório e o produto. Na sequência, eles avaliarão o vídeo de apresentação do trabalho. Segundo as regras, os critérios avaliados serão: a) experimentalismo do produto; b) qualidade técnica do produto; e c) consistência teórica e coerência do conteúdo do relatório.

Segundo registros de vencedores nacionais listados em seu site oficial desde 2012, trabalhos da FIC UFG foram premiados em 2019 nas categorias Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão, com Acolá, um ser-tão, da aluna-líder Amanda Oliveira Costa e na categoria Produção multimídia, com o trabalho Introvertendo: Um podcast onde autistas conversam, do aluno-líder Tiago Florêncio de Abreu. A premiação ocorreu no 26º Prêmio Expocom, durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal do Pará, em Belém (PA). Em 2010, em Caxias do Sul, foi premiado também na modalidade Jornalismo Digital o site do projeto “Trombas e Formoso: a Vitória dos Camponeses”.

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ocorre desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

Expocom_CO_2024

Fonte: Reitoria Digital