52_CNSA_Paulo_Scalize_2024

UFG é premiada e apresenta projetos em evento de saneamento

Em 21/06/24 15:39.

Drenagem urbana e saúde e saneamento rural foram levados ao 52º CNS da Assemae

Professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) destacaram-se durante a realização do 52º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), realizado em maio de 2024, em Ribeirão Preto (SP). A equipe liderada pelo docente da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca UFG) Nilson Ferreira foi premiada com o primeiro lugar na categoria Instituição de Ensino na 27ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento da Assemae. Além dele, também são autores do estudo "Mapeamento Cadastral Digital da Rede de Microdrenagem Urbana do Município de Goiânia" a professora do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG Noely Ribeiro; Wellington Nunes de Oliveira (Eeca); Hugo José Ribeiro (Eeca); e o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS/Eeca/UFG) Edson Subtil da Costa.

O também professor da Eeca UFG Paulo Scalize participou da mesa-redonda intitulada “Desafios, perspectivas e investimentos para a universalização do saneamento nas áreas rurais, periféricas e subnormais”, contou ainda com a participação do presidente da Fundação Nacinal de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, do diretor-presidente do Instituto Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Marcondes Ribeiro Lima, e do consultor da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Antônio Miranda. Foi discutido o saneamento rural com ênfase nas necessidades e dificuldades para universalizar o acesso ao saneamento. Os dados do Projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás (SanRural), apresentados por Paulo Scalize, serão úteis para nortear as melhorias no saneamento rural no estado de Goiás, contribuindo também no contexto nacional.

O evento contou com mais de 2.300 inscritos, 70 expositores da Feira de Saneamento, mais de 150 palestrantes, aproximadamente 200 trabalhos técnicos e mais de 500 participantes em visitas técnicas fora do evento.

Fonte: Secom UFG, com informações da Assemae

Categorias: Notícias EECA Iesa Orgulho de ser UFG