Iluminação Campus Samambaia.png

UFG comemora finalização de 5 novas obras

Em 19/06/24 13:57.

Outras 13 estão prevista para serem entregues ainda no próximo semestre

Texto: Caroline Pires

 

Quem passa diariamente pelos campi da Universidade Federal de Goiás, tem notado que diversas obras estão sendo realizadas nos últimos meses. Um total de 18 obras foram licitadas no início do ano e estão sendo pagas graças ao fato da Universidade ter iniciado o ano de 2024 sem dívidas do exercício anterior. A maior obra, já iniciada e concluída neste ano, foi a manutenção corretiva e ampliação da iluminação externa às edificações do Campus Samambaia, que custou quase R$ 600 mil reais. A expectativa é que até meados do próximo semestre todas as obras sejam concluídas, colaborando para que a comunidade da UFG tenha uma infraestrutura cada vez melhor, para o desenvolvimento de suas atividades. 

“Todas as obras foram pagas dentro do orçamento disponível, alcançando uma soma de quase 10 milhões em investimentos”, afirmou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Entre as ações que possibilitaram ter essa margem para investimentos, ela cita as usinas fotovoltaicas da universidade. “Esperamos que neste ano tenhamos uma economia de 5 milhões de reais com energia elétrica, em comparação com o ano passado”, exemplificou. 

Das 18 obras, já foram concluídas:

  • Troca da cobertura em palha de piaçava do núcleo Takinahakỹ de formação superior indígena - Campus Samambaia
  • Manutenção corretiva e ampliação de iluminação externa às edificações - Campus Samambaia
  • Serviço de reforma do telhado do prédio compartilhado pela Seinfra E CDPA - Campus Colemar Natal e Silva
  • Telhado do Museu Antropológico, localizado no Campus Colemar Natal e Silva
  • Cobertura com telha Termoacustica, na FAV - Campus Samambaia

 

Iluminação Campus Samambaia02.png

Campus Samambaia já conta com nova iluminação

 

Boas práticas

A secretária de Infraestrutura da UFG, Poliana Nascimento, explica que o piso das passarelas do Campus Samambaia eram de pavers, que não eram acessíveis. Por isso está sendo feito a readequação desses espaços. “Estamos retirando 1,5 metro de pavers da área central das passarelas, fazendo um novo piso de concreto com sinalização tátil, e o material que foi retirado das passarelas serão reaproveitados na construção do estacionamento da Faculdade de Artes Visuais”, explicou. Segundo ela, a ideia é sempre prezar pela sustentabilidade, já que com essa adequação a Universidade deixou de gerar resíduos e conseguiu reduzir os cursos para a construção do estacionamento da FAV.

GTInfra

Todas as quintas-feiras pela manhã, o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, se reúne com gestores de diversas áreas da instituição para pensar soluções rápidas, viáveis e eficientes para a infraestrutura da Universidade. “Trata-se de um grupo de governança que atua de forma integrada. O GT Infra desenvolve suas ações em parceria com o Comitê Integrado de Licitação, visando proporcionar toda a celeridade necessária para que as ações de infraestrutura sejam realizadas”, explicou o vice-reitor.

 

 

 19012024-_DSC5445.jpeg

Troca da cobertura em palha de piaçava do núcleo Takinahakỹ 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias Reitoria