Encontro_Lula_com_Reitores_10-06-24 (Foto_Marcelo_Camargo_Agência_Brasil)

Lula anuncia recursos para federais e novo câmpus para a UFG

Em 11/06/24 08:44.

Novidades foram apresentadas em reunião com reitores de universidades e institutos federais

Encontro_Lula_com_Reitores_10-06-24 (Foto_Marcelo_Camargo_Agência_Brasil)
UFG está otimista em relação às indicações de obras a serem incluídas no novo PAC

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, participou de reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira (10/6), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na oportunidade, o Governo Federal anunciou R$ 5,5 bilhões de investimentos nas universidades federais e a criação de dez novos câmpus universitários, incluindo um para a UFG, no município de Cidade Ocidental.

Do montante anunciado, R$ 3,17 bilhões são destinados à consolidação das instituições, R$ 600 milhões para expansão e R$ 1,75 bilhão para os hospitais universitários. O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que serão 223 novas obras, além de 20 já em andamento e 95 a serem retomadas. Quanto aos hospitais universitários, serão oito novas unidades em todo o País e 37 obras, em 31 locais.

Sobre a recomposição orçamentária das universidades federais, Santana anunciou uma complementação de R$ 279,2 milhões, totalizando R$ 6,38 bilhões só para custeio das instituições em 2024. Na assistência estudantil, serão aportados R$ 35 milhões no Programa Bolsa Permanência, para atendimento de estudantes indígenas e quilombolas de universidades e institutos federais.

Quanto às novas unidades, o presidente Lula enfatizou: “Escolhemos os novos câmpus que queremos fazer considerando o vazio educacional. Não teve critério político, partidário ou político eleitoral envolvido. Qual é a região que tem menos curso superior? É lá que iremos fazer. Queremos interiorizar a possibilidade das pessoas estudarem”.

Lula ainda falou sobre o atual momento e a importância das universidades: "Nós estamos vendo a entrada de investimentos externos aqui no Brasil. E nós estamos com o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] começando a funcionar. Tudo isso é para gerar um otimismo neste país de que a coisa vai acontecer. O Brasil não vai jogar fora este novo ciclo de desenvolvimento que se apresenta para o Brasil no tocante à transição energética. Não vamos perder o bonde da história, como muitas vezes aconteceu no passado. E para isso precisamos ter mais universidades, mais alunos estudando e mais institutos federais. E por isso é que tem que ser feito com uma certa rapidez. Esse é o apelo que faço a vocês. Vamos colocar esses recursos para gerar empregos, salas de aula e laboratórios".

Lula ainda solicitou a participação das universidades na construção de um projeto de inteligência artificial para o País, afirmando que esse é o principal assunto em eventos como reuniões do grupo dos 20 (G20) e o das economias emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics).

Para a reitora Angelita Pereira de Lima, o anúncio do novo câmpus é muito importante para a Instituição. "Estamos otimistas em relação às indicações de obras que fizemos para serem incluídas neste novo PAC. Estamos aguardando a informação do Ministério da Educação sobre quais pedidos serão atendidos, bem como quanto será destinado para mais investimentos na UFG”, destacou Angelita.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Reitoria