_DSC3165.JPG

Dois anos de Instituto Verbena: consolidação e metas alcançadas

Em 26/06/24 15:59.

Órgão tem se destacado na seleção, formação, avaliação e pesquisa; confira a galeria de fotos

Texto: Janyelle da Mata e Arthur Oliveira

Fotos: Carlos Siqueira

Em 24 de junho de 2022 foi aprovado no Conselho Universitário (Consuni) a resolução 149, que cria o Instituto Verbena/UFG, vinculado à Reitoria, em substituição ao Centro de Seleção/UFG. Nesta segunda-feira (24/6), o Instituto Verbena/UFG completou dois anos de criação. O aniversário foi comemorado na terça-feira (25/6) às 8h30 no prédio do IV/UFG. Junto a celebração, foi lançado o projeto Fatos e Fotos, com a Galeria de Diretores Digital, um de seus produtos. Acesse a galeria de fotos do evento.

O evento teve a presença da gestão superior, representada pela reitora, Angelita Pereira de Lima, e pelos pró-reitores e secretários. A anfitriã da comemoração, a diretora-executiva do IV/UFG, Claci Rosso, ressaltou a alegria de momentos como este e o apoio da gestão superior da UFG, ela iniciou seu discurso agradecendo a presença dos diretores da Comissão Especial do Concurso Vestibular e do Centro de Seleção. “O momento que estamos vivendo é resultado do trabalho realizado por vocês. E quero destacar a nossa felicidade em receber a família da professora Verbena, que dá nome ao nosso instituto e é exemplo para todos nós”, afirmou.

_DSC3165.JPG

Claci: “experiências desafiadoras reforçam objetivo do Instituto em atender todo o território nacional"

Claci e Angelita.png

Diretora-executiva do IV/UFG, Claci Rosso, junto à reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima

“O Instituto Verbena/UFG tem essa aura de celebração que ilumina o nosso dia”, foi com essa afirmação que a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, agradeceu o convite para participar do evento. Segundo ela, a participação da gestão no lançamento consolida um trabalho feito a várias mãos. A reitora agradeceu a atitude inovadora da atual gestão do Instituto Verbena/UFG e defendeu que: “Resgatar a memória é também uma forma de enfrentar os grandes desafios. Para isso é preciso ter coragem para, como instituição, definirmos as marcas desse novo milênio”, defendeu. Por fim, Angelita Lima destacou que é a energia da equipe jovem do Instituto Verbena, somada com a experiência dos antigos diretores, que formam uma combinação perfeita para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos. “Celebrar é o que nos torna uma comunidade institucionalmente bem resolvida”, finalizou a reitora em seu discurso.

Instituto Verbena/UFG

Apresentando a reestruturação da gestão do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso destacou a criação de assessorias e coordenações específicas para diferentes áreas de atuação. “A gestão financeira hoje é feita pelo IV/UFG, com apoio das fundações. Nossa mais nova coordenação é de Recursos Humanos. Com esses novos sete departamentos acreditamos que hoje podemos realizar nossas atividades com mais segurança”, exemplificou. De acordo com a diretora executiva, há grandes desafios para realizar a gestão em uma instituição pública. “Precisamos estar atentos e nos adequar não só às regras internas, mas também aos regramentos específicos dos nossos contratantes. Felizmente temos uma equipe que não tem medo e não recua diante das dificuldades”, ressaltou.

A diretora executiva destacou que as questões logísticas não podem barrar a atuação dos processos seletivos. “Os desafios de logística para treinar e chegar a cidades distantes de aeroportos são um dos nossos desafios diários. Além disso, as questões pedagógicas também são nosso foco, tentamos entender e avançar a cada dia”, afirmou.

_DSC2941.JPG

Ex-diretores da CECV e do CS junto à Claci Rosso e Angelita Pereira de Lima

Histórico de sucesso

Ao apresentar a reestruturação da gestão do Instituto Verbena/UFG, Claci Rosso destacou a criação de assessorias e coordenações específicas para diferentes áreas de atuação. “A gestão financeira hoje é feita pelo IV/UFG, com apoio das fundações. Nossa mais nova coordenação é de Recursos Humanos. Com esses novos sete departamentos acreditamos que hoje podemos realizar nossas atividades com mais segurança”, exemplificou. De acordo com a diretora-executiva, há grandes desafios para realizar a gestão em uma instituição pública. “Precisamos estar atentos e nos adequar não só às regras internas, mas também aos regramentos específicos dos nossos contratantes. Felizmente temos uma equipe que não tem medo e não recua diante das dificuldades”, ressaltou.

A diretora-executiva destacou que as questões logísticas não podem barrar a atuação dos processos seletivos. “Os desafios de logística para treinar e chegar a cidades distantes de aeroportos são um dos nossos desafios diários. Além disso, as questões pedagógicas também são nosso foco, tentamos entender e avançar a cada dia”, afirmou.

_DSC3146.JPG

Claci Rosso e parte da família da professora Verbena Lisita

_DSC3066.JPG

Reitora: “o Instituto Verbena/UFG tem essa aura de celebração que ilumina o nosso dia”